A cada dia vem se agravando a situação política e econômica da Venezuela, nação vizinha ao norte do Brasil. Os quatro missionários verbitas – padres Jaime Zuluaga, recém-chegado; Yohanes Krisostomus Nak Mau, atualmente em férias na Indonésia; Piotr Karolewski; e irmão Renato Parmagnani – relatam o drama que vive o país. Eles exercem atividades nas paróquias Santo Isidoro e Santíssimo Sacramento. Ambas estão na Região Metropolitana de Maracaibo, a segunda mais populosa, com cerca de 2,5 milhões de habitantes, atrás apenas da Grande Caracas, com aproximadamente 7,3 milhões.

Conforme um relato enviado ao Generalato da Congregação, na Itália, a Venezuela vive uma situação sem precedentes e incontrolável. Os missionários acompanham de perto o drama dos paroquianos e tentam fazer o que podem para socorrer o povo.

O conselheiro-geral, Pe. Arlindo Dias, está acompanhando de perto o desenrolar dos acontecimentos e a situação dos verbitas. Segundo Pe. Emigdio Pino, provincial da Colômbia, as notícias mostram que há grandes desafios e tensões enfrentados pelos missionários. Ele entrou em contato com os padres Jaime e Piotr para saber notícias e planeja visitar a Venezuela ainda neste mês de maio.

Como no resto do país, há muitos problemas para conseguir alimentos e outros produtos básicos. Os eventos dolorosos para o povo e para os próprios missionários têm causado um sentimento de insegurança e impotência diante das injustiças. “Nossos confrades estão cientes de que essa situação não fortalece, de modo algum, nossa presença verbita como a havíamos imaginado e sonhado. Porém o apoio moral e espiritual de cada membro de nossa Congregação vai nos dar esperança e também elevará nossos espíritos”, diz o Pe. Piotr, numa mensagem enviada aos confrades de todo o mundo.

Manifestações de afeto, ainda que de longe, significam muito para os religiosos. “Numa situação tensa, sempre há o desejo esperançoso de que os confrades em tais circunstâncias estejam bem-dispostos e preparados. A última coisa que desejamos que ocorra é que se enfraqueça o espírito dos missionários jovens e com menos experiência, que não podem enfrentar o que está ocorrendo em torno deles”, diz uma mensagem publicada no site do Generalato dos missionários do Verbo Divino.

“Para os verbitas Piotr, Jaime, Renato e Yohanes vão nossas orações. Mesmo distantes, vocês estão mais próximos de nós do que possam imaginar. O Superior-Geral dos missionários do Verbo Divino (Pe. Heinz Kulüke) e seu Conselho pedem a todos os membros da Congregação que rezem pelos confrades. Pedimos ao Senhor das missões que mantenha nossos confrades firmes no Verbo Divino”, lê-se no site do Generalato.

Tradução e edição para SVD-Esdeva: Alessandro Faleiro Marques, com informações de www.svdcuria.org –