A meditação das Sagradas Escrituras sempre foi uma grande fonte de fortalecimento da fé e de intimidade com Deus. No judaísmo se meditava a Lei, se fazia a memória Dei (memória de Deus). No Cristianismo se faz o mesmo com a Bíblia na Lectio divina (Leitura divina ou orante da Bíblia), que é um fazer memória daquilo que Deus fez na história e na nossa vida. Era lendo a Lei e os profetas que os judeus lembravam e atualizavam a presença de Deus e a Aliança feita entre o povo e Javé. Assim nós cristãos encontramos na oração do terço a manisfetação do amor de Deus a partir da leitura dos textos bíblicos.
Meditar as Sagradas Escrituras é olhar para história de nossa Salvação, por isso rezar o terço é tão importante. Em cada mistério se ver a ação de Deus em prol de salvar o homem. Nas contas pequenas se louva Maria por ter dito o sim que Eva não disse “Ave cheia de graça” e nas contas grandes se medita o mais importante que é a ação salvadora de Jesus Cristo.
NOS MISTÉRIOS GOZOSOS OU DA ALEGRIA
Aspecto fundamental é a anunciação, o nascimento e a infância de Jesus.
Mensagem: Eis que eu vos anuncio uma grande notícia: o nascimento do Salvador. O Filho de Deus assume a natureza humana e restabelece ligação entre Deus e o homem (puebla 188).
NOS MINISTÉRIOS LUMINOSOS
Aspecto fundamental: A grande obra de Cristo.
Mensagem: Jesus veio como luz do mundo, para iluminar todo ser humano.
NOS MISTÉRIOS DOLOROSOS
Aspecto fundamental: A paixão e morte de Jesus.
Mensagem: quem quiser vir após mim tome a sua cruz e siga-me! A Paixão de Jesus continua nos rosto sofredores de muitos irmãos e irmãs (Puebla31).
NOS MINISTÉRIOS GLORIOSOS
Aspecto fundamental: Jesus, vencedor da morte!
Mensagem: aquele que foi posto no madeiro da cruz está glorioso no céu.
Devemos rezar o terço sabendo que ele nos aproxima de Deus, como nos faz lembrar que esse mesmo Deus que agiu na história, continua a agir e nos chamar a dizer sim como Maria.
UM POUCO DA HISTÓRIA DO TERÇO
Terço nosso de cada dia
A história do Rosário!
Chama-se terço (5 dezenas) porque é a terça parte do rosário (15 dezenas). Vejamos um pouco da história do rosário: segundo consta, o rosário teve suas origens na Irlanda, no século IX. Naquela época, os 150 salmos de Davi eram uma das formas mais usadas de oração entre os monges. Os leigos, não sabendo ler, contentavam-se em ouvir a recitação dos Salmos.
Por volta do ano 800, começou a surgir o costume, entre os leigos, de recitarem 150 “Pai-nossos” (texto bíblico). No início os devotos usavam uma bolsa de couro com 150 pedrinhas para contar as vezes que repetiam a oração. Mais tarde começou a ser usado um cordão com 50 pedacinhos de madeira. É a origem do instrumento que chamamos de terço.
Em 1072 São Pedro Damião menciona que já era costume, em sua época, recitar, em forma de diálogo, 50 vezes a saudação angélica (primeira parte da Ave-Maria).
Durante o Sec. XIII apareceu o costume de se recitar 150 louvores a Maria (breves pensamentos lembrando as virtudes e glórias de Nossa Senhora). Neste período aparece a palavra rosarium que significa buquê de rosas.
Por volta de 1365, Henrique Kalkar agrupou as 150 saudações angélicas em dezenas, intercalando um Pai-Nosso em cada grupo de 10 Ave-Marias. Desta data até 1470 foram feitas outras modificações.
A partir de 1470, apareceram os dominicanos como os grandes propagadores desta forma simples de oração. A cada uma 150 Ave-Marias correspondia um pensamento bíblico.
Por volta de 1500, teve origem a xilogravura. Como o analfabetismo continuava a imperar, usava-se reproduzir em madeira as cenas evangélicas para meditação. Usavam-se 15 cenas bíblicas correspondentes a cada dezena de Ave-Marias.
Durante os séculos XVI e XVII generalizou-se o costume de se explicitarem apenas os 15 pensamentos relativos a cada dezena.
Por volta de 1700, São Luiz de Montfort consagrou a forma de se ler um pensamento mais longo, narrando a cena Bíblica e sugerindo atitudes práticas a cada dezena de Ave-Marias. Convencionou-se chamar cada um destes pensamentos de “mistério”. É a forma mais conhecida hoje, o rosário com 15 mistérios.
Hoje se reza mais o terço, os mistérios foram divididos em quatro partes, cada qual com 5 meditações: nascimento e infância de Jesus (mistérios da alegria), paixão e morte (mistérios dolorosos), ressurreição e ascensão (mistérios gloriosos).
Ao celebrar 24 anos de pontificado, no dia 16/10/2002, o Papa João Paulo II assinou a carta apostólica Rosarium Virginis Mariae em que acrescenta, ao rosário, os cinco Mistérios da Luz, inspirados na vida pública de Jesus.
O terço nos coloca diante da Santíssima Trindade e de Maria, e é também uma oração inspirada na Bíblia, como podemos observar: reza-se 5 vezes o Pai-Nosso (ensinado por Jesus) e 50 vezes a Ave-Maria (que contém a saudação do anjo e de Izabel a Maria). A oração central do terço é Jesus.
No terço não se trata de repetição mecânica de palavras. O grande segredo do terço está na meditação dos mistérios de nossa redenção, vividos por Jesus e Maria. Os grandes Santos rezavam o terço. O Papa reza. A Igreja recomenda a todos. A Bíblia não se opõe em aspecto nenhum com relação ao terço, ainda mais sendo Jesus a oração central dele.
Saudação a Trindade
Pelo sinal da santa cruz , livrai-nos, Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos.
Oferecimento do terço:
Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da nossa redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.
Credo
Em seguida, segurando a cruz do terço, reza-se o Credo. Depois, em homenagem à Santíssima Trindade, reza-se um Pai-Nosso, três Ave-Marias e um Glória ao Pai, seguido da jaculatória:
Jesus, manso e humilde de coração : fazei o nosso coração semelhante ao vosso. Amém.
MISTÉRIOS GOZOSOS – Segunda-feira e sábado
1º MISTÉRIO
Deus envia o anjo Gabriel á Maria, convidando-a a ser mãe de Jesus, o Salvador (Lc1, 26-38).
2º MISTÉRIO
Maria visita sua prima Isabel e, com ela, prepara o nascimento de João Batista, o precursor de Jesus ( LC 1,39-56),
3º MISTÉRIO
Jesus nasce em Belém, numa gruta pobre, pois não havia lugar para Ele na hospedaria (Lc2, 1-15).
4º MISTÉRIO
Maria e José levam Jesus ao templo para apresentá-lo, conforme a lei do Senhor. Ali, o profeta Simeão louva Deus pelo Salvador que chega e anuncia o sofrimento á mãe de Jesus (Lc2, 22-35),
5º MISTÉRIO
Maria e José encontram Jesus no templo falando com os doutores da Lei, depois de procura-lo por três dias entre amigos e parentes (Lc2, 41-52).
MINISTÉRIOS LUMINOSOS – quinta feira
1º MISTÉRIO
O batismo de Jesus no Jordão (Mt 3, 13-17)
2º MISTÉRIO
Revelação de Jesus nas bordas de Cana (Jo. 2, 1-11)
3º MISTÉRIO
O Anúncio do reino de Deus (mc 1, 15)
4º MISTÉRIO
A Transfiguração de Jesus (Mc 9, 2-8)
5º MISTÉRIO
A instituição da eucaristia (1 Cor 11, 23-5-25)
MISTÉRIOS DOLOROSOS – terça-feira e sexta-feira
1º MISTÉRIO
A agonia de Jesus no Horto das Oliveiras; onde seu sangue. Depois, é preso (Mt 26,36-56).
2º MISTÉRIO
Jesus é açoitado, torturado e humilhado (Mc15, 16-20).
3º MISTÉRIO
Jesus é coroado com espinhos e condenado á morte (Mc 15,1-15).
4ºMINISTÉRIO
Jesus, carregando a cruz no caminho do Calvário, cai sob o seu peso, mas, ajudado por Cirineu, carrega-a até o lugar da crucificação (Lc 23, 26-31).
5º MINISTÉRIO
Jesus, crucificado, morre na cruz (Lc 23, 33-46).
MINISTÉRIOS GLORIOSOS – quarta-feira e domingo
1º MISTÉRIO
Jesus ressuscita, saindo vitorioso do sepulcro (Lc 24, 1-12).
2º MISTÉRIO
A ascensão de Jesus, que subiu aos seus diante dos seus discípulos (At 1, 6-11).
3º MISTÉRIO
A vida do Espírito Santo sobre os apóstolos. É o inicio da missão da igreja de Cristo
(At 2, 1-4).
4º MISTÉRIO
Maria é eleva ao céu de corpo e alma; um dia estaremos com ela (Jô 2, 1 11). Agora do céu e da terra (Ap 12, 1-18).
5º MISTÉRIO
Nossa Senhora, mãe de todos os homens e rainha dos povos. Maria é coroada como Rainha do Céu e da terra (Lc 1, 46-55; Ap 12,1-18).
Fonte: http://soufielcatolico.blogspot.com.br/2011/07/meditacao-do-terco-e-uma-meditacao.html
Right here is the right webpage for anybody who hopes to understand this topic. You know so much its almost hard to argue with you (not that I really would want to…HaHa). You certainly put a new spin on a topic that has been written about for years. Excellent stuff, just great!
Jayce