Santo Arnaldo Janssen é o fundador das Congregações Verbo Divino, Missionárias Servas do Espírito Santo e Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua.

No dia 15 de janeiro, paroquianos vão se reunir ás 20 horas na comunidade Nossa Senhora da Conceição para celebrarem a missa em ação de graças pelo dia de Santo Arnaldo Janssen. O santo verbita foi beatificado em 19 de outubro de 1975, pelo então Papa Paulo VI e canonizado em 5 de outubro de de 2003 por João Paulo II.

Nascido em Goch, na baixa Renânia em Alemanhã, no dia 5 de novembro de 1837, Arnaldo Janssen era o segundo filho de uma família numerosa de cristãos fervorosos de classe média e se tornou um gigante por sua obra de fundador e pela atividade fecunda do seu apostolado, junto aos pobres, migrantes, clérigos e fiéis.

Após concluir o estudo colegial na diocese de Gaesdonck em 1855, seguiu para Munster, ingressando na real academia da Prússia para estudar matemática, ciências naturais e filosofia. Dois anos depois seguiu para a Universidade de Bonn, na alemanha, onde se diplomou e obteve a habilitação para lecionar todas as matérias do colegial. Assim, tendo apenas 20 anos já era professor.

Pouco depois, entrou no seminário de Munster e se consagrou sacerdote em 05 de agosto de 1861. Por quase doze anos, se dedicou ao ensino na escola pública e ao apostolado da oração como diretor na diocese, em Munster. Neste período amadureceu a ideia de se dedicar exclusivamente a obra missionária. Decidiu e renunciou aos cargos de professor e diretor. Este foi o derradeiro passo para o início de sua atividade de fundador.

Em 1873 fundou uma revista mensal chamada de ‘o pequeno mensageiro do sagrado coração’, com o objetivo de informar os fiéis da necessidade de missionários no país e no exterior. Em 1874, conheceu o bispo de Hong Kong, percebendo que suas angustias eram as mesmas, teve a inspiração de fundar uma congregação missionária, que pudesse suprir as necessidades dos clérigos e dos fiéis.

No ano seguinte, instituiu na cidade de Steyl, holanda, a primeira comunidade missionária de origem alemã, para a formação de sacerdotes e irmãos, que recebeu o nome de Sociedade do Verbo Divino. Padre Arnaldo resolveu que a base de formação sacerdotal teria a regra da terceira ordem dominicana. Nos anos que se sucederam, as obras e o apostolado se expandiram para o extremo oriente, América e África.

Depois, fundou a congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo em 1889, e a das Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua em 1896, em Steyl. As três congregações foram fundadas na holanda, porque ali os cristãos eram menos perseguidos e as chances de um possível fechamento das casas seria menor.

Mais tarde, este foi o motivo que levou o padre Arnaldo Janssen a se refugiar no território holandês, e naquela cidade, onde permaneceu, se dedicando à sua esplêndida obra de fundador e aos migrantes e pobres.

Morreu aos 71 anos de idade em 15 de janeiro de 1909, consumido pelo trabalho. A igreja o canonizou em 2003 e o proclamou pioneiro do movimento missionário moderno nos países de língua alemã, holandesa e eslava. Seu culto litúrgico foi indicado para o dia de sua morte.

Fonte Paulinas – Arte Junior Tavares.