“Convertei-nos e crede no evangelho” (Marcos 1,15)

Paroquianos celebraram a quarta-feira de cinzas, marcando o início da quaresma, tempo de jejum, reflexão e meditação sobre a busca da conversão, da mudança de vida, em preparação para a Páscoa de Jesus Cristo.

As cinzas originárias da queima de ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior, são consideradas um sinal de arrependimento dos pecados. Isso mesmo, um sinal, pois o perdão dos pecados acontece apenas no Sacramento da Reconciliação (ou Confissão).  

Várias vezes a Bíblia menciona pessoas e povos inteiros arrependidos, usando a cinza como uma mostra externa de sofrimento. O próprio Jesus Cristo fez referência às cinzas como sinal de arrependimento: 

“Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e Sidônia tivessem sido feitos os prodígios que foram realizados em vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, cobrindo-se de saco e cinza” (Lucas 10,13).

A celebração marcou o início da campanha da fraternidade de 2019, que traz a proposta “Fraternidade e Políticas Publicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça – (Is 1,27)”, a campanha chama atenção dos cristãos para ações e programas que devem garantir os direitos humanos. 

A paroquia realizará no período da quaresma um mutirão de confissões, onde padres da Forania São Sebastião da Boa Vista, irão visitar as comunidades para ouvirem as confissões dos fiéis. As datas serão divulgadas nas próximas semanas.