Tem aumentado o envolvimento das comunidades em relação ao projeto Recria Vida.

Idealizado pela jovem Valeria Coutinho, o projeto ambiental sustentável, promove a conscientização de cada individuo da comunidade sobre a importância da reciclagem e a seleção do lixo. Muitos moradores que participam das comunidades da paróquia tem realizado em suas casas a separação do lixo orgânico do  reciclável e com isso vem fazendo doações permanentes para o projeto.

A venda dos recicláveis é revertida em trabalhos pastorais, como é o caso da catequese infantil. O valor arrecadado é usado na compra de materiais que são usados nos encontros.

Lacres de Latinha

O Projeto Recria Vida vem recolhendo anéis de lata de alumínio. Eles serão trocados por cadeira de rodas, objeto de grande demanda na paróquia. Para obter uma (1) cadeira de rodas, é necessário juntar cento e quarenta garrafas pets de dois litro.

Doação de moradores

Estabelecimentos comerciais na região das comunidades, tem participado do Projeto quanto a arrecadação de materiais. Um proprietário de uma mercearia na Vila Francisco Mariano, tem recolhido constantemente materiais recicláveis. Os materiais recolhidos são latas de alumínio, recipientes plásticos e latas de alumínio.

Artesanato com recicláveis

Nas tardes de segunda-feira, um grupo de mulheres se reúne na comunidade santíssima trindade, para produzir artesanato de recicláveis. Diversos materiais tem sido criados toda a semana, como é o caso do enfeite para segurar porta e biscuit. As próprias mulheres ensinam e aprendem umas com as outras, a experiência na criação.