Com as sugestões obtidas na assembléia paroquial realizada em novembro de 2017, a paróquia definiu o plano pastoral proclamar a palavra de 2018.
- APRESENTAÇÃO
Este PLANO PASTORAL PAROQUIAL é resultado da Assembleia Paroquial de 2017, realizada no dia 5 de novembro de 2017 (domingo), na comunidade Santíssima Trindade. O mesmo tem como objetivo guiar nossos trabalhos pastorais paroquiais de 2018, levando em conta as prioridades escolhidas para a Paróquia do projeto de evangelização arquidiocesano “PROCLAMAR A PALAVRA”.
Esperamos que todas as ideias apresentadas neste plano, que foram discutidas pelos membros pastorais de toda a Paróquia, sejam mais do que um planejamento, mas uma prática diária em nossas comunidades de fé. Como nos orienta a Arquidiocese de Belo Horizonte, devemos vivenciar em nossas comunidades as ações pastorais e sociais, sempre proclamando a palavra para aqueles que mais necessitam.
Este documento é composto de três partes. A primeira, nos relata as avaliações relacionadas aos três compromissos (opção preferencial pela juventude, família e opção preferencial pelos pobres) assumidos pela paróquia em 2017. Na segunda parte, apresentamos o planejamento relacionado aos sete compromissos assumidos para 2018. E a terceira parte deste documento, como ação concreta, é apresentada o calendário paroquial 2018.
Bom trabalho e boa evangelização.
Equipe Assembleia Paroquial 2017
Contagem, 13 de novembro de 2017
- AVALIAÇÃO DOS COMPROMISSOS 2017
Nossa Paróquia, no ano de 2017, acolheu como prioridade 3 diretrizes do projeto de evangelização arquidiocesana PROCLAMAR A PALAVRA. São eles: opção preferencial pelos pobres, família e opção preferencial pelas juventudes. Apresentamos, então, a avaliação do progresso das três diretrizes em nossa Paróquia, baseada nas discussões da Assembleia Paroquial de 2017.
- Opção preferencial pelos pobres
No âmbito PESSOA, a Paróquia tem como objetivo promover a consciência de que todos somos chamados. Em nosso território paroquial, já são realizadas visitas missionárias. Além disso, como fruto desse objetivo, foi realizado missas campais em regiões periféricas de nossa Paróquia e visitas, pelo pároco e comunidade, às famílias mais necessitadas. Porém, falta a integração entre as pastorais e tem-se a necessidade do envolvimento de mais pessoas nesse trabalho.
No âmbito COMUNIDADE, promover a dignidade humana dos pobres e excluídos com ações concretas. A Paróquia já possui em suas comunidades: os vicentinos e a atuação da Ação Social.
No âmbito SOCIEDADE, a Paróquia tem como objetivo o engajamento dos cristãos nas questões sociais e políticas do bairro. Foi notória a decepção com candidatos que se apresentam como cristãos, mas não cumprem seus compromissos. Ainda, é necessário a conscientização sobre o verdadeiro objetivo do Fé e Política, sem partidarismo. Falta reunir as necessidades sociais da comunidade e ajudar os mesmos a buscarem seus direitos.
Para 2018, temos como meta:
- Ampliar os cursos da Ação Social com o objetivo de possibilitar a geração de renda em nossa Paróquia;
- Fortalecer o grupo de Fé e Política através de formação.
- Família
No âmbito PESSOA, a Paróquia tem como objetivo valorizar a família como primeiro lugar para experiência de fé. Chegou-se à conclusão que a iniciativa da missa em ação de graças pelas famílias, no quinto domingo de cada mês, gerou bastante fruto. Porém, seria interessante uma ‘melhor explicação’ para a comunidade, no que tange a equivalência das missas ocorridas sábado após as 18 horas com as missas dominicais.
No âmbito COMUNIDADE, a Paróquia tem como objetivo promover ações pastorais capazes de acolher as famílias em suas diversas configurações. Como fruto desse objetivo, tivemos o casamento comunitário, os encontros de ECC, o movimento ‘mãe que oram pelos filhos’ e a Pastoral Familiar, com a função de interligar esses movimentos e pastorais.
No âmbito SOCIEDADE, a Paróquia tem como objetivo fomentar a participação das famílias nas demandas sociais de nossas comunidades. Como fruto desse objetivo, tivemos o encontro sobre o suicídio (baleia azul), o encontro das nascentes da região da Pampulha e os comunicados de interesse social durante as celebrações.
Para 2018, temos como meta:
- Continuar a conscientização sobre o social, buscando uma melhor participação;
- Melhorar a comunicação e integrar as pastorais.
- Opção preferencial pelas juventudes
No âmbito PESSOA, a Paróquia tem como objetivo estimular a participação das juventudes nas celebrações. Chegou-se à conclusão que os jovens, hoje, se sentem mais acolhidos nas comunidades de nossa paróquia, e possuem um envolvimento maior nos movimentos pastorais. Porém, precisamos avançar no que tange à ‘adaptação’ das celebrações para as juventudes, tornando as homilias e cantos mais próximos da linguagem da juventude.
No âmbito COMUNIDADE, a Paróquia tem como objetivo incentivar a participação das juventudes nas pastorais e comunidades. Chegou-se à conclusão que os jovens abraçaram a Via Sacra, participando com entusiasmo e dedicação. Precisamos melhorar, entretanto, a participação dos jovens de algumas comunidades, obtendo uma evangelização efetiva em todo território paroquial.
No âmbito SOCIEDADE, a Paróquia tem como objetivo fomentar a formação da juventude, integrando vida e fé. Chegou-se à conclusão que a juventude não abraçou seu espaço no projeto Recria Vida. Este projeto, que é de nível paroquial, deve continuar, pois seu objetivo é muito importante.
Para 2018, temos como meta:
- Formação de um grupo de ministros da palavra com o carisma da juventude;
- Intercâmbio entre as comunidades: as comunidades que possuem jovens preparando as celebrações eucarísticas podem ajudar àquelas que estão com essa dificuldade.
- PLANEJAMENTO 2018
Para o ano de 2018, a Paróquia Verbo Divino focará em 4 prioridades do projeto de evangelização arquidiocesano Proclamar a Palavra.
- Formação Integral e Permanente
Âmbito Pessoa | » Formação para lideranças (uma vez por semestre). |
Âmbito Comunidade | » Participação dos membros de pastorais em formações a níveis de Forania, Região Episcopal e Arquidiocese. |
Âmbito Sociedade | » Entender o papel do Agente de Pastoral Comunitário na articulação das pastorais, entendendo a diferença entre o seu papel e o do Coordenador Comunitário. |
- Protagonismo de Leigos e Leigas
Âmbito Pessoa | » Esclarecimento do papel do Ministro da Palavra, colocando-os a atuar nas comunidades, quando necessário. |
Âmbito Comunidade | » Investir nos círculos bíblicos, com maior participação e motivação dos leigos e leigas, através de um material mais rico.
» Fortalecimento dos círculos bíblicos, fazendo um levantamento dos lugares que já o possuem e instalar nos lugares que não os possuem. |
Âmbito Sociedade | » Semana Missionária, em outubro, planejado com base no documento do Ano do Laicato (CNBB).
» Realizar missas em regiões periféricas da Paróquia Verbo Divino. |
Fé e Política
Âmbito Pessoa | » Realizar formação sobre o Fé e Política. |
Âmbito Comunidade | » Promover o ecumenismo para fortalecimento, através de palestras, caminhadas, rodas de conversa, debates etc. |
Âmbito Sociedade | » Mostrar o nosso retrato, social e político, e a realidade da nossa Paróquia. |
- Catequese
Âmbito Pessoa | » Proporcionar e incentivar a participação dos catequistas nas formações. |
Âmbito Comunidade | » Criar um material para encontros em formas de subsídios de forma sugestiva e optativa.
» Oferecer mais formações na paróquia, para todas as catequeses, com metodologias diversificadas e diferentes linguagens. |
Âmbito Sociedade | » Promover uma relação de respeito à diversidade religiosa e as culturas. |
Equipe (Assembleia Paroquial 2017)
Adimilson
Alwin D’Souza
Anderson
Caio Marques Fernandes
Fábio
Gigi
Maria das Graças da Silva
Rosenilde da Conceição Rosa
Vítor Fórneas
Pároco
Padre Alwin D’Souza
Livreto elaborado a partir das discussões, avaliações e planejamento da Assembleia Paroquial 2017, realizada no dia 5 de novembro de 2017 no salão Arnaldo Janssen, Comunidade Santíssima Trindade, Paróquia Verbo Divino.