No sábado, 16 de abril, aconteceu o encontro para o estudo da 2ª edição revisada e ampliada do Diretório Pastoral Litúrgico-Sacramental no Santuário da Saúde e Paz. A formação foi organizada pela Comissão Regional de Liturgia da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança – RENSE.

3Com o tema: “Como coração da Igreja, a Liturgia precisa ser cuidada”, o encontro proporcionou grandes aprendizados aos paroquianos que participaram. Pela manhã, iniciou-se rezando o Oficio Divino das Comunidades conduzido pelo Frei Adilson, e posteriormente o assessor Felipe Magalhães comentou os quatro capítulos do documento deixando claro que o Diretório serve de orientação e não “camisa de força” para as celebrações litúrgicas e sacramentais das paróquias. No período da tarde, foram realizadas oficinas práticas para aplicar os principais pontos do documento com foco no batismo e matrimônio.

A Liturgia é o coração pulsante da igreja e deve ser valorizada e estudada com objetivo de levar os fiéis a vivenciar plenamente, a cada celebração, o ápice de nossa fé, que é o Mistério Pascal de Cristo. Ao final do encontro, todos os participantes ficaram com a missão de multiplicar o aprendizado nas paróquias para melhora contínua das pastorais litúrgicas, sacramentais e celebrativas.

Texto e Fotos: Rafael Felipe