As Comunidades da paróquia reuniram-se na noite de 29 de janeiro para celebrarem a eucaristia em intenção a São José Freinademetz, primeiro missionário da Congregação Verbo Divino na China. Realizada na Comunidade São Vicente de Paulo, a celebração foi presidida pelo Padre indiano William Beck da província sul e concelebrada pelo Pároco Alwin Dsouza (índia), Padre Naresh Barbosa (índia), Padre “Bernardo” (Indonésia) e Padre Antonio Mare conhecido também como Padre Adan natural da Indonésia.

Giuseppe (José) Freinadmetz nasceu no dia 15 de Abril de 1852, em Oies (Bolzano), um pequeno aglomerado de casas nas Dolomitas, do Norte de Itália. Foi batizado no dia em que nasceu e herdou da família uma fé simples e tenaz e uma grande capacidade de trabalho. Foi ordenado sacerdote diocesano no dia 25 de Julho de 1875. No entanto, o apelo ao serviço da missão não o abandonou. Dois anos após a ordenação entrou em contacto com o P. Arnaldo Janssen, Fundador da casa de Steyl, que ficaria a conhecer-se como Congregação do Verbo Divino.

No dia 2 de Março de 1879 recebeu a cruz missionária e partiu para a China com o P. João Baptista Anzer, outro missionário do Verbo Divino. Esse período foi marcado por duras e longas viagens, assaltos de bandidos e as dificuldades na formação das pequenas comunidades cristãs. Logo que uma comunidade começava a organizar-se, uma ordem do Bispo obrigava-o a deixar tudo e a começar de novo. José aprendeu desde muito cedo a importância de um laicado empenhado, especialmente dos catequistas, para o trabalho da primeira evangelização. Dedicou muita energia à formação dos Leigos e preparou um manual para a catequese em Chinês. No ano de 1907, o bispo empreendeu uma viagem à Europa, Freinadmetz assumiu o lugar de Administrador da Diocese. Durante esse período surgiu uma epidemia de tifo. José, como um bom pastor oferecendo ajuda onde podia, visitava as muitas comunidades até que ele próprio foi infectado. Dirigiu-se a Taikia, sede da Diocese, onde morreu no dia 28 de janeiro de 1908. Ele foi sepultado junto da duodécima estação da Via Sacra e o seu sepulcro transformou-se rapidamente num centro de peregrinação para os cristãos. Ele dedicou a sua vida à proclamação do Evangelho do amor de Deus por todos os povos e à incarnação deste amor na formação das comunidades cristãs da China. Encorajou muitos Chineses a tornarem-se missionários entre o seu povo como catequistas, religiosos, irmãs religiosas e sacerdotes. A sua vida era bem a expressão deste dito seu: «A linguagem que todo o mundo entende é a linguagem do amor». (Homilia de Papa João Paulo II na canonização de São José Freinademetz).

Veja fotos da celebração:

Festa de São José Freinademetz

Fotos: Grupo de Oração Maranatha – Pascom Verbo Divino (comunicacao@paroquiaverbodivino.com)