Na noite de 9 de janeiro, paroquianos se reuniram na comunidade Santíssima Trindade para celebrarem a Folia de Reis. O grupo da Dona Guidinha do bairro caiçara, tem mais de 40 anos de existência e hoje é um dos mais conhecidos da região metropolitana de Belo Horizonte, coordenado por Dadá Diniz membro da comissão mineira de folclore e filha de Dona Guidinha, personalidade que nomeia o grupo de Folia de Reis.

A Folia de Reis, também chamada de Reisado ou Festa de Santo Reis, é uma festa popular e tradicional brasileira. Ela possui um caráter cultural e religioso, sua origem está associada a uma tradição cristã portuguesa e espanhola que foi trazida para o Brasil, provavelmente no século XIX. A Folia de Reis é celebrada na religião católica com o intuito de celebrar a visita dos três reis magos (Gaspar, Melchior – ou Belchior- e Baltazar) ao menino Jesus.

A ação foi em consonância ao projeto Proclamar a a Palavra da Arquidiocese de Belo Horizonte, segundo a diretriz comunicação e cultura. A igreja teve uma boa participação de fiéis, muitos lembraram o tempo de infância quando ainda moravam no interior do estado, outros ficaram encantados por estarem participando pela primeira vez.  Após a comunhão, o grupo entrou na igreja dançando e cantando cânticos sobre o nascimento de Jesus. Após a benção final do Pároco Alwin Dsouza, o grupo saiu em cortejo pelas ruas visitando casas da comunidade. A missa marcou o início das atividades de 2018 do Grupo Fé e Política na paróquia.

Folia de Reis Dona Guidinha

Pascom: Fabio Fajardo (comunicacao@paroquiaverbodivino.com)