Fotos: Wesley Santos

Na noite de 29 de janeiro, paroquianos se reuniram para celebrar a eucaristia em intenção a São José Freinademetz, primeiro missionário verbita. A celebração foi presidida por Padre Antonio Monteiro SVD e concelebrada pelo Pároco Alwin Dsouza SVD. 

Enviado para a China em 1879,  ele aprendeu a amar o povo chinês durante os 29 anos que conviveu com eles e fez tudo o que estava ao seu alcance para ajudá-los a e também para falar das boas novas do amor de Cristo. Na China ficou conhecido como Fu-Schenfu que quer dizer “felicidade” (fu) e “sacerdote” (schenfu). Toda sua vida esteve marcada pelo esforço de fazer-se chinês entre os chineses, a ponto de escrever aos seus familiares: “Os chineses são tudo para mim. Quero ser sepultado no meio deles… e continuar a ser chinês no Céu” – São José Freinademetz

Infelizmente, durante uma epidemia de tifo na qual ele estava à frente no atendimento e socorro às vítimas, ele acabou contraindo a doença, vindo a falecer em 28 de janeiro.

Canonizado em 2003 pelo Papa João Paulo II, São José Freinademetz é reconhecido como ‘o padre fundador da Igreja do Sul da província de Shandong’, seu sepulcro transformou-se num centro de peregrinação para os cristãos.

FESTA DE SÃO JOSÉ FREINADEMETZ