No próximo dia 8 de setembro, a Congregação do Verbo Divino celebra 142 anos de fundação. A Paróquia realizará uma missa reunindo fiéis paroquianos para celebrarem essa importante data. A eucaristia será celebrada as 20 horas na Comunidade São Vicente de Paulo.
História e Carisma da Congregação
Fundado pelo padre alemão Arnaldo Janssen, que na época se viu obrigado a inaugurar a primeira casa missionária, na cidade de Steyl, as margens do Rio Mossa em 1875, por causa de uma perseguição do governo alemão a igreja.
A SVD está presente nos cinco continentes, em mais de 78 países. Ao todo são cerca de 6 000 membros, entre padres e irmãos, que anunciam o Evangelho nas mais diversas situações e promovem a vida humana, seguindo o mandato de Jesus, o Verbo Divino. Mesmo tendo sido fundada em Steyl, na Holanda, a sede da Congregação encontra-se em Roma, Itália. A missão verbita é entendida como diálogo profético, por meio do qual os missionários entram em contato com diferentes realidades e se enriquecem mutuamente por meio desse encontro. O diálogo profético da SVD se dá preferentemente com os empobrecidos, com os que não têm fé ou a buscam, com os de outras culturas e com os membros de outras religiões.
Em seu anúncio da Palavra de Deus, os verbitas buscam que o serviço seja marcado pelo carisma do Apostolado Bíblico, a Animação Missionária, o trabalho com a Justiça e Paz e Integridade da Criação (Jupic) e a Comunicação Social. Essas quatro dimensões estão presentes nas diversas áreas em que atuam, como paróquias, escolas e universidades, meios de comunicação, pastoral vocacional.
No Brasil
Em 1895, os Padres Dold e Tollinger a caminho da Argentina se alojaram apenas de passagem a cidade de Vitória no Espírito Santo. Devido as muitas necessidades da igreja local o fundador da congregação Verbo Divino o padre Santo Arnaldo Janssen acabou mudando os planos e deixando os dois padres na cidade de Santa Isabel e Santa Leopoldina e enviou outros missionários para reforçar a equipe. Hoje a congregação se faz presente em 4 províncias, atuando em 16 estados. Em 2015, verbitas do brasil inteiro, se reuniram no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, onde celebraram 120 anos de fundação no país.
Santos da Igreja
Em 5 de outubro de 2003, O Papa João Paulo II, canonizou na praça São Pedro, Arnaldo Janssen e São José Freinademetz. Em suas palavraso Papa disse sobre os santos missionários. “Arnaldo Janssen em sua atividade sacerdotal foi cheia de zelo pela difusão da Palavra de Deus, utilizando os novos meios de comunicação de massa, especialmente a imprensa. Ele não desanimava diante dos obstáculos. E gostava de repetir: “O anúncio da Boa Nova é a primeira e principal expressão de amor ao próximo”. São José Freinademetz foi um modelo exemplar de inculturação evangélica, este Santo imitou Jesus, que salvou os homens compartilhando profundamente a sua existência. Abraçou por amor e com amor a sua condição de vida, segundo o conselho que ele mesmo dava aos seus missionários: “O trabalho missionário será em vão, se não amarmos e se não formos amados”.
Bem Aventurados
Bem-aventurados Luis, Estanislau, Aloísio e Gregório, mártires. Os bem-aventurados Luis Mzyk, Estanislau Kubista, Aloísio Liguda e Gregório Frackowiak são missionários do Verbo Divino que nasceram na Polônia e foram martirizados em campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Os bem-aventurados mártires verbitas poloneses derramaram o seu sangue por fidelidade ao Evangelho. Junto a outros 108 mártires, foram beatificados em Varsóvia, no dia 13 de junho de 1999, pelo Papa João Paulo I