Inspirado nas diretrizes do projeto proclamar a palavra proposto pela Arquidiocese de Belo Horizonte, a Paróquia realiza nos próximos meses, seis encontros de formações reunindo catequistas novos e os que estão atuando no batismo, eucaristia, crisma e matrimônio. O encontro será assessorado pela núcleo de catequese das paulinas coordenado pela Irmã Maria Eliene P. Oliveira

Conheça os temas e os locais dos encontros.

Primeiro Encontro:

Tema: Visão Global da Bíblia “Introdução ao Antigo e Novo Testamento, proporcionando aos catequistas chaves de leitura para o uso adequado dos textos bíblicos na catequese”.
Assessoria: Irmã Alice Cristina– fsp. Pertence à congregação das Irmãs Paulinas. Bacharel em teologia pela PUC-RJ
Quando: 30 de Junho
Horário: 14hs às 16h30
Local: Salão da Igreja São Judas Tadeu-Carajás

Segundo Encontro:

Tema: Espiritualidade do catequista. “O catequista precisa refletir sobre sua pessoa como discípulo missionário e a qualidade de educador de discípulos missionários. Por isso, catequista é chamado de modo particular a viver uma vida no Espírito, até a configuração com Cristo. Cf. Gl 4,19.”
Assessoria: Irmã Maria P. Eliene Oliveira–fsp. Pertence a congregação das Irmãs Paulinas. Licenciada em Filosofia pela PUC-PR;Graduanda em Teologia na PUC-MG. Há 8 anos atua na área de formação de catequistas, leitura orante na catequese, retiros para catequistas, Bíblia na catequese, espiritualidade do catequista, etc.
Quando: 28 de Julho
Horário: 14 h às 17 h
Local:Centro Catequetico–Igreja Verbo Divino–São Matheus

Terceiro Encontro:

Tema: Catequese de Iniciação Cristã com inspiração catecumenal / Querigma, discipulado e mistagogia– “Porque a Igreja do Brasil propõe este modelo de catequese e o que é Catequese de Iniciação Cristã com inspiração catecumenal”?.
Assessoria:Irmã Maria P. Eliene Oliveira–fsp. Pertence a congregação das Irmãs Paulinas. Licenciada em Filosofia pela PUC-PR; Graduanda em Teologia na PUC-MG. Há 8 anos atua na área de formação de catequistas, leitura orante na catequese, retiros para catequistas,Bíblia na catequese,espiritualidade do catequista etc.
Quando: 25 de Agosto
Local:Centro Pastoral–Igreja Santíssima Trindade-Tijuca

Quarto Encontro:

Tema: Planejamento de catequese–”toda ação evangelizadora necessita ser planejada, neste curso o catequista aprenderá elaborar o planejamento catequético passo a passo”.
Assessoria:a definir
Quando: 22 de Setembro
Horário: 14 hs às 17 hs
Local: Salão – Igreja Nossa Senhora da Conceição – Senhora da Conceicão/Pedra Azul

Quinto Encontro

Tema: Psicopedagogia das idades – “um olhar sobre a realidade dos catequizandos deste  século, como a psicopedagogia contribui no processo de educação cristã hoje”.
Assessoria:Maria Aparecida Duque. Graduada em Pedagogia (UEMG) e Psicologia(PUC-MG), com especialização em psicologia educacional, social e
clínica. Pós-graduada em Psicopedagogia(CEPEMG) e em Metodologia do Ensino Superior ( NewtonPaiva). É assessora e voluntária do SAB. Maria Natália Duque. Graduada em: Pedagogia,Psicologia,Psicopedagogia, Metodologia do ensino superior.
Quando: 27 de Outubro
Local:Centro Catequético –  Igreja Verbo Divino–São Matheus

Sexto Encontro:

Tema: Retiro para catequistas– “os exercícios espirituais (retiro) faz parte da formação do catequista. Ele ajuda no caminho de santidade ao qual todo cristão batizado é chamado”.
Quando: Novembro
Horário:
Local: A definir
Pregador(a): Irmã Maria Eliene–fsp
Sacerdote para confissão e celebração: Pe. Alwin

As inscrições podem ser feitas na secretaria paroquial ou através do coordenador de catequese das comunidades.