Nossa paróquia celebrou na última sexta-feira (8) o aniversário de 142 anos da Congregação do Verbo Divino. A santa missa foi celebrada na comunidade São Vicente de Paulo pelo Pe. Alwin D’Souza, SVD, e contou com a presença dos fiéis das seis comunidades.

Em sua reflexão, Pe. Alwin destacou que todos nós somos verbitas e que temos uma missão a cumprir em nossa paróquia desempenhado o trabalho missionário. “A nossa missão enquanto verbitas é enfatizada em quatro aspectos que nos é ensinado desde o princípio: animação missionária, bíblia, justiça/paz e comunicação”, afirmou o sacerdote.

SOBRE A CONGREGAÇÃO

Os Missionários do Verbo Divino iniciaram sua missão, sob a orientação de Arnaldo Janssen, um jovem padre católico alemão cujo sonho era levar o Evangelho a lugares onde ele nunca tinha sido pregado. Em Steyl, Holanda, em 8 de Setembro de 1875, ele inaugurou o centro de formação e missão e fundou a Congregação dos Missionários do Verbo Divino, uma ordem de padres e irmãos dedicada à pregação do Evangelho em terras estrangeiras.

Os Missionários do Verbo Divino chegaram ao Brasil em 1895, no estado do Espírito Santo. Foram fundando Igrejas vivas por todo o país. Hoje, a Família Arnaldina conta com aproximadamente 10.000 membros – entre Verbitas (SVD), Missionárias Servas do Espírito Santo (SSpS) e Servas da Adoração Perpétua (SSpSAP). A Congregação se faz presente nos cinco continentes, tendo como uma das suas prioridades a formação de seus membros para a missão evangelizadora, visando formar um povo de Deus e participar da construção de uma sociedade justa e solidária. Dentro desta visão social-cristã, a Congregação assumiu, também, a missão com a educação.

O Santo Arnaldo Janssen era um educador e acreditava que, através da Educação, o “Verbo também se faz Jovem”, como a própria juventude. Todos nós que trabalhamos junto aos membros da SVD, à luz de sua missão e carisma, damos graças a Deus por fazermos parte dessa família missionária.

Vitor Fórneas – PASCOM