O papa nomeou o padre verbita José Luís Corral SVD, como bispo coadjutor da diocese de Añatuya, na província de Santiago Del Estero (Argentina). Atualmente ele é Provincial da Província Sul da Argentina da Congregação Verbo Divino.

Padre José Luis, nasceu em 12 de agosto de 1968 na cidade de Córdoba. Completou os seus estudos primários na escola Vicente Fidel López, no distrito de Alem-Talleres Oeste da capital de Córdoba, e no ensino secundário no Instituto da Sagrada Família da Companhia de Jesus, no bairro de Pueyrredón, na cidade de Córdoba.

Entrou no postulantado da Congregação dos Missionários do Verbo Divino em 1987 e do noviciado em 1988. Emitiu sua primeira profissão religiosa em 20 de fevereiro de 1989 e votos perpétuos em 20 de fevereiro de 1996.

Foi ordenado diácono em 21 de fevereiro de 1996 e ordenado sacerdote em 1º de março de 1997 pelo monsenhor Roberto Rodriguez, então bispo auxiliar da arquidiocese de Córdoba.

Entre 1997 a 2001, foi pároco de Nossa Senhora das Dores, na cidade de Tumbaya, diocese de Jujuy. Em 2001, foi nomeado formador dos postulantes e, de 2002 a 2008, foi professor de noviços da Congregação do Verbo Divino.

Em 2005, foi eleito Conselheiro Provincial. De 2008 a 2011 foi vigário paroquial de San Isidro Labrador, na cidade de Maracaibo, na Venezuela. No ano de 2011, ocupou a missão de Mestre de Noviços, no Noviciado Latino-Americano da Subzona do Sul, em Assunção, Paraguai.

Foi eleito em 2014, Superior Provincial da Província dos Missionários do Verbo Divino no Sul da Argentina, cargo que ocupa até hoje em seu segundo mandato.

A diocese de Añatuya

Com uma população de 214 mil habitantes, dos quais 90 por cento proclamam-se católicos, tem 24 paróquias, 28 sacerdotes, dos quais 17 são diocesanos e 11 religiosos. O número de religiosos são 93, com 26 centros educacionais da Igreja.

Padre José Luis Corral SVD, cumprimentando o Papa Francisco durante a audiência do 18º Capítulo Geral da Congregação com o Papa Francisco, realizada em julho de 2018.

Fonte: Ecclesia Digital –