Quinta-feira, 3 de setembro: a capacidade de reconhecermo-nos pecadores abre-nos ao espanto do encontro com Jesus – esta a principal mensagem do Papa Francisco na Missa em Santa Marta.

Comentando o Evangelho do dia sobre a pesca milagrosa, com Pedro que lança as redes confiando em Jesus depois de toda a noite sem apanhar nada, o Papa falou da fé como ‘encontro com o Senhor’.

O Papa Francisco referiu que existem dois modos de encontro com o Senhor: o primeiro é o daqueles que ficam espantados perante as palavras de Jesus e reconhecem o próprio pecado, o segundo é aquele dos fariseus e dos demónios que sabem que Jesus é o Senhor mas são incapazes de reconhecerem-se pecadores.

“Esta capacidade de dizer que somos pecadores abre-nos ao espanto do encontro com Jesus Cristo, ao verdadeiro encontro” – afirmou o Papa que sublinhou que muitas vezes nas nossas paróquias e até entre as pessoas consagradas muitas são as pessoas que são capazes de dizer que Jesus é o Senhor, mas quantas reconhecem os próprios pecados?

“Nas nossas paróquias e também entre as pessoas consagradas. Quantas pessoas são capazes de dizer que Jesus é o Senhor? Tantas! Mas como é difícil dizer sinceramente: ‘Sou um pecador, sou uma pecadora’. É mais fácil dizê-lo aos outros, não? Quando se comenta ‘este, aquele’… todos somos doutores nisso, não? Para se chegar a um verdadeiro encontro com Jesus é necessária uma dupla confissão: ‘Tu és o Filho de Deus e eu sou um pecador’, mas não em teoria…”

Concluindo a sua homilia, o Papa destacou que Pedro esqueceu-se do espanto do encontro e renegou o Senhor, mas como era humilde, deixou-se encontrar com o Senhor quando os seus olhares se encontraram. Ele chorou e voltou a confessar: “Sou um pecador”.

“Que o Senhor nos dê a graça de encontrá-Lo, mas também de deixarmo-nos encontrar por Ele. Nos dê a graça, tão bela, deste espanto do encontro, e a graça de termos a dupla confissão na nossa vida: ‘Tu és o Cristo, Filho de Deus vivo e creio. E eu sou um pecador e creio’” – afirmou o Papa Francisco.

Informações Radio Vaticano