No dia 16 de março, o Papa Francisco nomeou o verbita Dom Gabriel Edoe Kumodji para bispo da Diocese de Keta-Akatsi, em Gana, África. Até agora, o religioso era o vigário apostólico de Donkorkrom, no mesmo país.

O missionário completará 61 anos no próximo dia 24. Nasceu em Acra, capital de Gana e celebrou os primeiros votos na Congregação do Verbo Divino em 8 de setembro de 1980. Foi ordenado padre em 14 de julho de 1985, na cidade natal. Dom Gabriel desempenhou várias funções, entre elas a de superior da província verbita de Gana, conselheiro da Zona Afram e outras atividades ligadas à formação.

Em janeiro de 2010, o Papa Bento XVI nomeou Dom Gabriel para vigário apostólico, com status de bispo. Sua ordenação episcopal foi celebrada em 17 de abril de 2010. Até agora, a Diocese de Keta-Akatsi estava sob a administração de outro verbita, Dom Emmanuel Kofi Fianu, nomeado em 7 de abril do ano passado.

A diocese a ser assumida por Dom Gabriel foi criada em 19 de dezembro de 1999 pelo Papa São João Paulo II. Tem aproximadamente 900 mil habitantes, dos quais 15% são católicos.

Fonte: Alessandro Faleiro Marques da SVD SDEVA, com informações da Sala de Imprensa da Santa Sé e da Diocese de Keta-Akatsi –

Foto: SVD Alemanha.