O Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia do bispo de Registro, dom José Luiz Bertanha, por motivo de idade. Ele esteve presente na diocese por quase 20 anos.
Nascido em Cordeirópolis em 9 de agosto de 1942, filho de Rosa Tomazella Bertanha e José Bertanha, ambos filhos de imigrantes italianos, tornou-se sacerdote pela Congregação do Verbo Divino, sendo ordenado na sua terra natal em 18 de dezembro de 1971. Após 27 anos de sacerdórcio, quando ainda era Pároco do Santuário do Senhor Bom Jesus, em Iguapé São Paulo, foi nomeado bispo da diocese de Registro pelo papa João Paulo II. Sua ordenação episcopal aconteceu em 26 de julho de 1998.
Em 2015 ele presidiu a eucaristia no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em intenção aos 120 anos da presença da Congregação Verbo Divino no Brasil. Nesse dia, paroquias verbitas de todo o Brasil se reuniram no santuário para celebrar.
Dom José abdicou ao múnus episcopal por atingir a idade limite recomendada pelo direito canônico, 75 anos. Sua renúncia foi acolhida pelo Vaticano em 16 de maio de 1998. Para substituí-lo, foi escolhido o Padre Manoel Ferreira dos Santos Júnior, da Diocese de Itapetininga.
Fabio Fajardo