No princípio havia uma certa preferência pelo branco. Não existiam ainda as chamadas “cores litúrgicas”.

Com certeza você já notou: os padres vestem cores diferentes ao longo do ano litúrgico. Mas essas cores não são arbitrárias; refletem um significado profundo para nos indicar um tema espiritual específico.

Desde a antiguidade, quando um sacerdote celebrava o sacrifício da Missa, ele vestia uma grande peça de poncho, chamada casula, que cobria suas roupas comuns. Esta vestimenta se desenvolveu a partir do traje romano comum aos fazendeiros, que recorriam ao grande poncho para protegê-lo das intempéries do clima. No século VIII, a casula passou a ser reservada aos membros do clero e, alguns séculos mais tarde, cores específicas entraram em uso.

As cores foram escolhidas para destacar diferentes verdades espirituais ao longo do calendário da Igreja. Dessa forma, quando alguém assistia à Missa, conseguia associar a cor ao tempo litúrgico ou ao dia que estava sendo celebrado. Isso levou as pessoas a uma compreensão mais profunda da fé e reforçou qualquer lição espiritual que precisasse ser ensinada.

Abaixo, apresentamos um guia das cores adotadas pela Igreja no ano litúrgico, bem como seus respectivos simbolismos. Clique em “Abrir a galeria de  fotos” na imagem abaixo e confira:

Branco

Usado na Páscoa, no Natal, nas Festas do Senhor, nas Festas de Nossa Senhora e dos Santos, exceto dos mártires. Simboliza alegria, ressurreição, vitória, pureza e alegria.

Vermelho

Lembra o fogo do Espírito Santo. Por isso é a cor de Pentecostes. Lembra também o sangue. É a cor dos mártires e da sexta-feira da Paixão.

Verde

A estola verde se usa nos domingos do Tempo Comum e nos dias da semana. Está ligado ao crescimento, à esperança.

Roxo

Usado no Advento e na Quaresma. É símbolo da penitência e da serenidade. Também pode ser usado nas missas dos defuntos e na confissão.

Preto

É sinal de tristeza e luto. Hoje é pouco usado na liturgia.

Rosa

Resplandece alegria, em meio ao tempo dedicado ao jejum e à penitência.O rosa pode ser usado no 3º domingo do Advento (Gaudete) e 4º domingo da Quaresma (Laetare).

Dourado

A casula dourada denota um dia especial de celebração, uma festa ou solenidade importante para a Igreja.

Fonte Aleteia