PARÓQUIA VERBO DIVINO

Horário de funcionamento da secretaria Terça a sábado de 09h00 ás 13h00 e de 14h00 ás 17h00 

Telefone 3397-8571

ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PARA NOIVOS

Apresentação

Prezados Noivos

 Temos alegria e satisfação de poder recebê-los em nossa Paróquia para a celebração de seu casamento. Queremos ajudá-los na preparação deste grande acontecimento, apresentando-lhes algumas orientações a partir das normas da Arquidiocese de Belo Horizonte. (Diretório Pastoral Litúrgico-Sacramental). Por favor, leiam as com atenção. Elas servem para que, a preparação e a celebração de seu matrimônio se realizem harmoniosamente, sem aborrecimentos, num espírito verdadeiramente cristão, de alegria e de paz.

Sejam bem-vindos! E que a bênção do Senhor os acompanhe!

 Pe. Alwin Dsouza, SVD.

Pároco

1o Processo Matrimonial

 Reservar o dia e a hora do casamento na igreja com uma boa antecedência.

  • Fazer a abertura do processo matrimonial com 3 (três) meses de antecedência na Secretaria Paroquial.
  • Para que o processo matrimonial seja concluído se faz necessário a participação no dia de espiritualidade e também da catequese matrimonial.

 

  • Documentos necessários para dar entrada ao Processo Matrimonial:

Þ Certidão de Batismo do casal Original (validade 06 meses).

Þ Carteira de Identidade RG, CPF e Certidão de Nascimento dos noivos (Xerox).

  • Comprovante de Residência dos Noivos (Xerox).
  • Comprovante do Curso de Noivos (validade 1 ano). A programação de Encontros de Preparação Matrimonial  encontra-se na Secretaria Paroquial e nos quadros de avisos nas igrejas da Paróquia.
  • Certidão do Casamento Civil (Xerox). Pode ser entregue até a véspera da celebração religiosa, os noivos devem apresentar o Protocolo do Cartório, (Comprovante que já deram a entrada no Civil).
  • Nomes de um casal de padrinhos como testemunhas formais do casamento.

 TAXA DO PROCESSO MATRIMONIAL NA IGREJA É R$500,00 REAIS

 TAXA DO PROCESSO MATRIMONIAL NO SÍTIO É R$ 600,00 REAIS

 

Obs: Em nossa Paróquia não realizamos o Casamento Religioso com Efeito Civil.

 

2º Celebração de Matrimônio

 

 Lugar de celebração:

O matrimônio seja celebrado, de preferência, na própria comunidade paroquial.

Casamentos em oratório privado, sítios e etc… só podem ser realizados com a exclusiva autorização do Bispo, conforme o Direito Canônico.

Equipes do Matrimônio:

Nossas igrejas paroquiais dispõem de Equipes de matrimônio que darão as devidas orientações quanto aos aspectos práticos da celebração, tais como vestimentas, ornamentação, música, dentre outros. Estas Equipes são os responsáveis pela acolhida e orientação dos noivos, no dia do Matrimônio.

NÃO É PERMITIDO O CERIMONIAL DE FORA DA PARÓQUIA.

    – Pontualidade:

Pedimos aos noivos a pontualidade no horário do seu casamento. Não é charme chegar atrasado, e sim desrespeito com seus convidados. Os noivos dispõem de 45 minutos para a realização da cerimônia. Havendo atraso, o ministro será obrigado a encurtar a cerimônia e, se o atraso interferir na celebração do horário seguinte, o casamento que vem depois terá precedência. Não se atrasará a cerimônia por não estarem presentes parentes, padrinhos, fotógrafos, filmadores ou músicos. Os noivos deverão acertar estes detalhes com os devidos profissionais. FAVOR COLOCAR NO SEU CONVITE O HORARIO AGENDADO NA CASA PAROQUIAL.

  – Ornamentação:

  • Deve ser de bom gosto e simplicidade, sem gastos supérfluos e sem ostentação.
  • É permitida a ornamentação somente do presbitério com 4 arranjos(flores naturais),não pode colocar nos bancos velas, luminárias nem arranjos florais e fitas.
  • Não é permitido jogar pétalas de flores na entrada ou saída de noivos. É permitido entregar flores aos padrinhos.

– Canto ou música:

Temos Equipe de Canto Responsável Luan 98884-4114: valor 350,00(Dentro da Comunidade)

  • Através da música deve se criar o ambiente religioso para a celebração litúrgica do Matrimônio. Conforme o ritual do Matrimônio, reservem-se somente esses momentos para o canto ou música:
  • O repertório musical deve ser apresentado para aprovação ate 1 mês de antecedência com o Cerimonial da Paróquia.
  • Se for contratada equipe de fora da paróquia, a mesma não poderá usar os equipamentos da igreja, devendo trazer todos os seus instrumentos.
    • Entradas:

– 1a Entrada: Noivo com padrinhos e madrinhas

– 2a Entrada: Noiva com damas, pajens

– 3ª Entrada: Porta-alianças.

  • Entre as leituras e proclamação do Evangelho, desde que sejam cantos litúrgicos e quando houver mais de uma leitura;
  • Após a bênção das alianças;
  • Se houver comunhão, um canto apropriado;
  • Durante as assinaturas, se forem recolhidas diante do povo;
  • No final da celebração.

– Padrinhos:

São suficientes duas testemunhas (padrinhos) para liceidade do casamento. O número máximo de padrinhos é de 05 (cinco) casais, perfazendo um total de, no máximo, 20 (vinte) testemunhas. Os padrinhos firmarão a folha de assinaturas que lhes será levada até os bancos. Apenas os noivos assinam no altar.

Trazer nomes completos dos padrinhos.

– Filmagem e Fotografias:

Os profissionais ou amadores da área de fotografia e filmagem, não interfiram no andamento da celebração, desviando a atenção da assembléia. Sejam conscientizados de que um sacramento da Igreja é primeiramente um acontecimento de Salvação, e não apenas um evento a ser registrado em fotos ou filmes. Durante toda a Liturgia da Palavra, incluindo a homilia, não se exerça nenhuma atividade de fotografia ou filmagem, a não ser que a câmera seja fixa e só desta forma, para que os noivos possam ouvir e acompanhar a homilia. Nos outros momentos, haja sempre discrição e respeito.