Por: Alessandro Faleiro Marques da SVD SDEVA

Em uma mensagem enviada às comunidades verbitas de todo o mundo, o Superior-Geral da Congregação dos Missionários do Verbo Divino, Pe. Heinz Kulüke, anunciou o tema do 18º Capítulo-Geral (CG): “‘O amor de Cristo nos impulsiona’” (2Cor 5,14): enraizados na Palavra, comprometidos em sua missão”. O CG é uma espécie de assembleia que reúne representantes da Congregação provenientes de todo o mundo. O encontro será em 2018, em Roma, mas a preparação já começou.


No mês de março do ano passado, o Superior-Geral enviou uma circular a todas as casas verbitas, pedindo sugestões para o tema e propostas de outros assuntos a serem tratados no Capítulo-Geral. Com base nas contribuições, o tema foi escolhido no fim de janeiro. Segundo Pe. Heinz, a ideia é dar continuidade às reflexões dos últimos capítulos.

“Enquanto partilhamos nossa vida e missão intercultural, nós nos perguntamos: o que mais Deus quer que façamos? E enquanto continuamos com nosso plano de ação, nós nos perguntamos: como podemos nos enriquecer ainda mais espiritualmente? De onde e como recebemos essa inspiração? Esses são alguns dos questionamentos que nos orientaram para a escolha do tema”, explica Pe. Heinz.

“O objetivo deste Capítulo é fortalecer um processo de revitalização espiritual, inclinando-nos novamente à Palavra de Deus como a fonte de nossa vida, vocação, missão e compromisso religioso missionário”, afirma o Superior-Geral. Para o religioso, o Capítulo aprofundará a espiritualidade, incentivando os missionários verbitas a nutrirem-se do Evangelho e da própria riqueza espiritual e cultural do povo.

Juntamente com o comunicado do tema do CG, foi enviado às casas verbitas um roteiro para uma reflexão comunitária, contendo algumas perguntas. Um resumo dos debates será enviado até setembro ao Generalato, em Roma.

Leigos

Uma curiosidade na preparação para o CG é o incentivo ao envolvimento não somente todos os confrades, mas também das irmãs servas do Espírito Santo (um dos ramos da Família Arnaldina) e dos leigos. Padre Heinz, inclusive, convida religiosos e leigos a usarem a criatividade para expressar, por meio de poesias, canções, vídeos ou expressões artísticas, a partilha sobre o tema do CG.

A contribuição dos leigos já havia sido destacada no último CG. “Em nossos ministérios ao redor do mundo, não realizamos nosso trabalho sozinhos, mas, fiéis à tradição de nosso fundador, Santo Arnaldo Janssen, envolvemos outros; compartilhamos a responsabilidade na missão com os leigos em todo o mundo. Valorizamos muito sua contribuição e nos beneficiamos de suas riquezas, sabendo que não poderíamos realizar nossa missão sem eles”, lê-se no roteiro. O comunicado do Superior-Geral e o roteiro serão distribuídos ainda nesta semana para as comunidades da Província Brasil Norte.

Edição para SVD-Esdeva: Alessandro Faleiro Marques – Foto: Pe. Anselmo Ribeiro, SVD (17º CG, missa nas Catacumbas de Santa Domitila, Roma).