O Nesp (Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas e Arquidiocese de Belo Horizonte) iniciou uma nova série de vídeos voltados para as eleições deste ano.

Os cinco vídeos da nova série serão divulgados em variadas plataformas de mídia (emissoras de TV, redes sociais, e-mails, portais de notícias) chamando a atenção do cidadão para importantes temas que devem ser considerados às vésperas da eleição, especialmente no atual momento, onde pesquisas têm apontado para um alto índice de abstenções e de votos brancos e nulos.

O primeiro vídeo apresenta uma discussão sobre gestão pública e administração pública. O vídeo pondera que as coisas públicas, ao contrário de uma empresa, devem atender aos interesses de todas as pessoas e que um bom gestor de empresas pode ser um bom empresário, mas, não necessariamente, um bom servidor ou administrador público.

Outro vídeo trata da criminalização da política. A ideia da política como algo sujo, ruim, afasta os cidadãos da vida pública. Para superarmos a crise política atual precisamos de bons políticos tanto no exercício do poder, quanto nas várias instâncias de mobilização e na ação política do dia a dia.

Os direitos humanos são as bases das sociedades democráticas. Neste sentido, um dos vídeos questiona as estruturas de poder que, sistematicamente, violam os direitos humanos. O vídeo informa que direitos humanos não são privilégios.

O papel da mídia nas eleições também é abordado na nova série do Nesp. Nos meios de comunicação de massa, uma notícia falsa, sendo repetida, pode ser facilmente aceita como verdadeira e raramente é possível corrigir os danos criados por essa mentira.

O último vídeo da série alerta o eleitor para notícias falsas veiculadas com intensidade em períodos eleitorais com o objetivo de afastar o cidadão das urnas. O vídeo informa que nas eleições são considerados apenas os votos válidos e desconsideram-se os votos brancos e os nulos.

Assista abaixo a nova série de vídeos ou acesse o canal do Nesp no YouTube.