Foi celebrado no dia 6 de outubro na comunidade São Vicente de Paulo, a união matrimonial de quatro casais em um casamento comunitário. 

A ação do casamento comunitário é destinado a casais que vivem em uniões livres, ou que estejam casados apenas no civil, com ou sem filhos, mas que desejam receber o sacramento do matrimônio, e ainda não o fizeram por várias razões (Familiaris consortio, n.º 81-82). 

Ao longo do ano eles foram acompanhados pela pastoral da família e cerimonial. Eles participaram de encontros catequéticos, litúrgicos e sobre relação familiar e conjugal. Os casais que receberam o sacramento do matrimônio foram Dayane e Sergio, Lucília e Jose, Priscila e Ronaldo, Maria do Socorro e Noé.

“O sacramento do matrimônio não é uma convenção social, um rito vazio ou o mero sinal externo dum compromisso. O sacramento é um dom para a santificação e a salvação dos esposos, porque «a sua pertença recíproca é a representação real, através do sinal sacramental, da mesma relação de Cristo com a Igreja. Os esposos são, portanto, para a Igreja a lembrança permanente daquilo que aconteceu na cruz; são um para o outro, e para os filhos, testemunhas da salvação, da qual o sacramento os faz participar»”. (numeral 72, capítulo 3 – Amoris Laetitia – Papa Francisco)

A Pastoral da Família informa que em fevereiro as inscrições serão abertas para a edição de 2019.

As fotos foram registradas por Wilson Morais Fotografia.

Casamento Comunitário (1)