No mês de dezembro, dezoito Ministros da Palavra foram investidos pelo Pároco Alwin Dsouza. Indicados pelos conselhos comunitários, os ministros participaram de várias formações com o pastoralista litúrgico Daniel Reis da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança, sobre o sentido e as estruturas das diversas formas da celebração da palavra. Adimilson dos Santos um dos ministros investidos, disse que o processo de formação foi fundamental para esclarecimentos e atualização sobre a forma de celebrar.

A atuação do ministro da palavra acontece em casos da ausência do sacerdote para presidir a celebração. Desse modo, “o papel principal de quem preside é manter viva a relação dialogal entre Deus e a comunidade celebrante, entre os ministérios e a comunidade, (Guia Litúrgico-Pastoral da CNBB, p. 60).

Em uma das celebrações de investidura realizada na comunidade Santíssima Trindade,  o Pároco Alwin Dsouza, disse que além de atuar como presidente da celebração da palavra, os ministros devem conduzir adoração ao santíssimo sacramento, realizar visitas missionárias e participar de grupos de círculos bíblicos.

Fabio Fajardo.