Aconteceu no domingo dia 16 de dezembro a Missa de Investidura dos Ministros da Palavra na comunidade Verbo Divino.

Houve a renovação da caminhada nesse ministério de Geraldinho e Marcelo, que juntamente com todos os candidatos a ministros da paróquia passaram por formação bíblica e formação sobre liturgia, e estão aptos para assumir esse compromisso de realizar a Celebração da Palavra, na ausência do diácono ou do presbítero.

Clique na imagem e veja as fotos desse momento

A função de quem preside a celebração é ajudar o povo a tomar parte de cada ação litúrgica e a viver interiormente o sentido de cada uma delas, não com discurso, mas fazendo bem e colocando alma naquilo que faz. Cada um dos gestos e palavras, tom de voz e atitude de quem preside a celebração da Palavra devem revelar a ternura do Espírito, de quem recebeu o dom para atuar na assembléia de irmãos. É assumir espiritualmente a atitude de Jesus que veio para servir e não para ser servido (Mc 10,45).

Sua tarefa é ser mediador das relações entre Deus e seu povo reunido para celebrar a fé, e articulador entre os ministérios e a comunidade celebrante, fazendo das pessoas reunidas uma assembléia, uma comunidade ativa e participante, um povo que exerce o seu sacerdócio batismal (1Pd 2,9).

Desse modo, “o papel principal de quem preside é manter viva a relação dialogal entre Deus e a comunidade celebrante, entre os ministérios e a comunidade, entre os vários ministérios entre si” (Guia Litúrgico-Pastoral da CNBB, p. 60).

“Quem preside assume a função de coordenar a celebração. Realiza os ritos próprios da presidência: saudação inicial (sinal da cruz, saudação bíblica e etc); proclamação do evangelho e homilia, e convite às preces; proclamação da ação de graças ou da louvação; convite ao Pai nosso e à comunhão; oração final e bênção” (Guia Litúrgico-Pastoral da CNBB, p. 60).

Fonte: https://manoeloliveira.wordpress.com/o-ministro-da-palavra-sua-funcoes-suas-vestes-e-lugar-da-presidencia/

Fotos: GeaneR

Pascom