O tema deste ano é “Juventudes em defesa da vida dos Povos e da Mãe-terra”, e o lema, “Os humildes herdarão a terra” (Salmo 37,11), remetendo ao documento escrito pelo Papa Francisco (Laudato Si – “Louvado Sejas”) e também a Campanha da Fraternidade 2017. O Dia Nacional da Juventude surgiu em  1985, durante o Ano Internacional Da Juventude, promovido pelas Nações Unidas.

A comemoração do DNJ na Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense), será no dia 22 de outubro de 2017 a partir das 8 horas, na Forania São Sebastião da Boa Vista,  na Escola Municipal Rita Carmelinda Rocha, localizada na rua Rubi 850, bairro São Joaquim, Contagem. Nesse dia, o DNJ contará com momentos de oração, louvor e espiritualidade, show de talentos além de celebrar a Eucaristia. A entrada é gratuita e, como gesto concreto, pede-se a doação de 1 litro de leite integral, que serão doados a creches da região.

Jaime coordenador da pastoral da juventude na paróquia verbo divino disse que o DNJ é uma oportunidade para a juventude celebrar com alegria o os trabalhos e atividades realizadas durante todo o ano que se passou: ” é um dia onde podemos nos reunir enquanto juventude e mostrar a nossa força jovem, o dia nacional da juventude é o dia em que todos juntos poderemos mostrar a alegria de viver o evangelho. Estamos na expectativa de poder levar a quem ainda não viveu a experiência deste dia a alegria contagiante que estará reunida naquela lugar. Ver o colégio cheio de jovens fazendo festa cantando, dançando, vivendo a alegria de ser jovem em Deus, e fazendo valer a pena o seu lugar, será gratificante ver que a juventude estará ali presente fazendo a diferença mostrando o seu talento”. 
O Dia Nacional da Juventude, propõe temas relevantes e atuais para trabalho nos grupos de jovens. O subsídio contem três roteiros de encontro, uma leitura orante, além de dicas de como preparar e organizar os encontros com os grupos de jovens. A proposta é de refletir sobre as temáticas “Território”, “Cultura” e “Ecologia”, sob as perspectivas da defesa da vida dos povos e da mãe terra. O subsídio contém indicações de musica, citações bíblicas, textos, indicações de sites e filmes que podem contribuir com a organização e a metodologia dos encontros. O subsídio pode ser adquirido pelo email livraria@ccj.org.br.

Fonte e Vídeo: Rense / DNJ – Redação Fajardo.