Ainda era madrugada quando os jovens da Paróquia Verbo Divino começaram a se reunir em frente as igrejas das comunidades. As seis horas da manhã, três ônibus com mais de 100 pessoas, iniciaram a caravana rumo a peregrinação dos jovens em direção ao Santuário da Piedade.
A Praça Cardeal Motta, em frente à Ermida da Padroeira de Minas Gerais, recebeu milhares de jovens – mais de oito mil – e, mesmo com tanta gente, foi ocupada por um instante de completo silêncio. Os fiéis que participaram da 22ª peregrinação dos jovens ao Santuário Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, rezaram, unidos, em comunhão com muitas pessoas que também se reuniram na Praça da Liberdade, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, em ato pela paz na Síria. A Missa marcou também o início das transmissões em alta definição, realizadas pela TV Horizonte, emissora da Padroeira de Minas Gerais. Agora, o telespectador que sintoniza a TV tem ainda mais qualidade de som e imagem.
A peregrinação dos jovens ao Santuário Nossa Senhora da Piedade é um dos momentos mais marcantes no calendário de romarias ao território sagrado dedicado à padroeira de Minas Gerais. Na programação houve procissão rumo ao ponto mais alto do Santuário, a adoração ao Santíssimo Sacramento, a oração do terço na Igreja das Romarias, e a Celebração Eucarística, presidida pelo arcebispo dom Walmor.
O arcebispo dom Walmor lembrou que o 15 de agosto é oportunidade para se recordar de modo muito especial de uma jovem, a Mãe de Deus, Maria, que ensina cada pessoa a seguir os passos do Mestre Jesus. Em seguida, sublinhou: “Nós, como família, Igreja e sociedade, precisamos da força dos jovens que têm a alegria de testemunhar a fé em Deus. E a experiência de peregrinar ao Santuário é uma oportunidade para a juventude deixar-se marcar pelo amor de Deus, pela presença amorosa de Maria. Um momento singular, de grande riqueza, que consolida no coração de todos, especialmente dos jovens, a fé”.
Conforme ensina dom Walmor, os jovens precisam acolher a Palavra de Deus, “exatamente para que todos, agora, e também no futuro, na vida adulta, diante de grandes responsabilidades, sejam marcados pelo Evangelho.
Fonte: Estado de Minas