Saúde Mental é um termo usado para descrever um nível de qualidade de vida cognitiva ( clareza de pensamentos, memória, níveis de intelectualidade ente outros que são estudados pela neurociência e interferem diretamente no comportamento humano, através de diversos fatores) ou emocional ou a ausência de uma doença mental.

Fonte Wikipédia, com complementações pessoais.

Secretaria de Saúde descreve em seu site: “a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que não existe definição ”oficial” de Saúde Mental”. Diferenças culturais, julgamentos subjetivos, e teorias relacionadas concorrentes afetam o modo como a Saúde Mental é definida é um termo usado para descrever, o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional  Ela pode incluir a capacidade do individuo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingira resiliência psicológica.. Admite-se, entretanto, que o conceito de Saúde Mental é mais amplo, queque a ausência de transtornos mentais.

O que é Saúde mental, segundo a Secretaria de Saúde:

  • é o equilíbrio entre o patrimônio interno e as exigências ou vivências externas. É a capacidade de administrar a própria vida e as suas emoções dentro de um amplo espectro de variações, sem, contudo, perder o valor do real e do precioso.  E ser capaz de ser sujeito de suas próprias ações sem perder a noção de tempo e espaço. É buscar viver a vida na sua plenitude máxima, respeitando o legal e o outro ( DR. Lorusso).
  • Saúde Mental é estar de bem consigo e com os outro. Aceitar as exigências da vida. Saber lidar com as boas emoções e também com as desagradáveis: Alegria/tristeza; coragem/medo; amor/ódio; serenidade/raiva; ciúmes; culpa; frustrações. Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.
  • Os seguintes itens foral classificados coo critérios de Saúde Mental:
  • Atitudes positivas em relação a si próprio
  • Crescimento, desenvolvimento e auto realização
  • Integração e resposta emocional
  • Autonomia e autodeterminação
  • Percepção apurada da realidade
  • Domínio ambiental e competência social.

Fonte : www.saúde.pr.gov.br/conteúdo

Lembrando que para a OMS – Organização Mundial de Saúde, “a saúde não é simplesmente a ausência de doença, mas um estado de completo bem estar, físico, mental e social.”

O conceito de saúde mental, da Secretaria de Saúde não vem evoluindo com o tempo, o que proponho como reflexão pessoal e bem subjetiva, que dentro dos conceitos e informações dos dados acima, verifique se Saúde mental tem haver com loucura ou bem estar.

Somos todos passíveis de, caso ignoremos a real e importantíssimo valor da Saúde Mental , sem relacioná-la a” loucura”(veja que nos conceitos, em nenhum momento é citada esta condição), sejamos estatisticamente mais um que engorda o quadro da epidemia que envolve a depressão e a ansiedade , que segundo a própria OMS, são já as doenças que mais incapacitam e tiram de produtividade o sujeito moderno.

Foi Criada a Campanha do Janeiro Branco, para que desmistificar estes rótulos, que tornaram infelizmente, algo tão sério, mantendo por muitos anos uma informação equivocada e que necessita urgentemente de atenção e conscientização.

Pergunto-lhe: Identificou-se em algum momento, com algum conceito? Considera-se Mentalmente Saudável, “nesta terra de gigantes”(como diz  música dos Engenheiros do Hawai?).

Informe-se mais sobre a campanha do Janeiro Branco, seja um multiplicador, e um divulgador da possibilidade de evolução na qualidade de vida, promova a necessidade de procurar  um profissional da psicologia, e caso necessário da psiquiatria.

Costumo sempre dizer: “Psicólogos não são para “doidos” – palavra retrógrada e sem contexto ( tenho pena dos “ignorantes”(no sentido de ignorar, falta de informação adequada), que assim pensam, pois escolhem viver as dores e pesares do vitimismo, que reduz consideravelmente sua qualidade de vida e consequentemente, a própria vida.

Psicólogo procura em você caminhos subjetivos e individuais, para evitar permitir-se sua infelicidade e de quem o cerca, promovendo a qualidade de vida necessária.

Cuide-se! Ame-se! Não tenha medo ou vergonha de buscar-se, autoconhecimento, costuma ser libertador e pode melhorar a pessoa, e possibilitá-la a oportunidade de uma melhor qualidade de vida.

Excelente início de ano.

Lara Reis – Psicóloga Clinica – Pós graduada em psicopedagogia

CRP 04/ 14592