O Concílio Vaticano II nos recorda a importantíssima função ritual da música na Liturgia e sua imprescindibilidade, ao dizer que “o canto sagrado, intimamente unido com o texto [bíblico e litúrgico], constitui parte necessária ou integrante da Liturgia” (Sacrossantum Concilium 112). Todavia, é preciso se atentar para o alerta que os bispos do Brasil fizeram, ao dizerem que:

“Descamba-se para desvios preocupantes, que podem desvirtuar a experiência espiritual da comunidade cristã de várias maneiras: seja pelo exagerado individualismo, intimista e sentimentalista, muito ‘eu’ e muito ‘meu’, desvirtuando a dimensão comunitária da fé, numa busca de emoções que reduz a relação com Deus a mero jogo de sentimentos, sem a profundidade e a amplitude do compromisso cristão, sem a seriedade da fé como entrega confiante à vontade do Pai, em comunhão com os irmãos e irmãs, para a realização do seu Reino aqui e agora. (“A Música Litúrgica no Brasil”, nos 43-44, Estudo 79, CNBB. Grifo nosso.)

Preocupados com esta realidade que muitas vezes presenciamos, a Comissão de Liturgia da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança promove o  I Encontro Regional de Musica Litúrgica. Para esta formação, a Comissão de Liturgia convidou Arnaldo Temochko, especialista em Música Ritual pela Faccamp – SP, mestrando em teologia com enfase em liturgia Puc PR e membro da coordenação de pós graduação em lato sensu de musica litúrgica – Unisal SP.

São convidados a participar os ministros da musica que são os cantores, instrumentistas, salmistas, regentes, corais e etc.

Vão ser dois dias de encontro no Auditório do Museu Puc Minas no Campus Coração Eucarístico, nas datas de sábado 26 de maio (8h – 17h) e domingo 27 de 8h ás 12h. 

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de maio nas secretarias de cada paróquia da região episcopal. O valor do investimento é de R$ 20,00 (Vinte Reais), incluindo café da manhã, almoço de sábado, lanche da tarde e material para os dois dias.