Em sintonia com a proposta da Campanha da Fraternidade desse ano, em que traz uma reflexão sobre o tema “Biomas Brasileiro e Defesa da Vida”, o Grupo Fé e Política da Paróquia Verbo Divino, realizou na manhã de sábado, 25, o primeiro Passeio Eco Pedagógico, com o lema “E se o rio corresse ao contrário?”.
Participaram da caminhada integrantes da Pastoral Fé e Política, jovens e catequistas de Crisma, biólogos, técnicos da prefeitura de Contagem e de Belo Horizonte, além do Pároco Alwin Dsouza. Eles caminharam entre os bairros Braúnas, de Belo Horizonte, e Tijuca/Nacional, do município de Contagem, localizando nascentes que alimentam o Córrego Nacional que deságua na lagoa da Pampulha.
Durante o trajeto, eles interagiram com as pessoas, entrevistaram moradores e fizeram orações em vários momentos. Mapearam pontos de nascentes e observaram os desafios que elas enfrentam, como a cobertura do asfalto e o excesso de lixo. Ao longo do caminho, jovens recolheram materiais recicláveis para o projeto ecológico paroquial Recria Vida.
A caminhada marcou o início de uma discussão em defesa das nascentes. Os próximos passos serão discutidos e construídos coletivamente, realizando processos de formação como seminários e reuniões.
Doação de mudas
No domingo de ramos, a paróquia disponibilizará aos fiéis, mudas para plantio de árvores nativas de pequeno e médio porte. A distribuição será realizada nas comunidades, após o encerramento das missas. A ação é mais um gesto concreto que vai ao encontro das propostas apresentadas pela CF 2017.
Veja algumas fotos registradas durante a caminhada
Entrevista com Dona Maria uma das primeiras moradoras do bairro Nacional:
Fonte: Grupo de Fé e Política;
Fotos: Pe. Alwin Dsouza;
Vídeo: Grupo de Fé e Política;
Edição: Fajardo e Vitor Fórneas – Jornalista PASCOM.