Na primeira semana de outubro, a Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Belo Horizonte é chamada a sair em missão. Todos os grupos de oração foram convidados a partir da palavra do Papa Francisco de ser uma igreja em saída e do pedido do arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo de proclamar a palavra, ser sinal de Cristo em vilas, aglomerados, favelas, etc. A proposta do movimento é realizar os grupos de oração fora das estruturas convencionais.
Em resposta a esse pedido, acontecerá no dia 03 de Outubro, quarta feira, às 20 horas na rua das Caçambas – 360 no Bairro Estrela Dalva o Grupo de Oração Missionário, com a participação dos Grupos Chamas do Espírito Santo (N. Sra da Conceição) , Mensageiros da Fé (Verbo Divino) e Vida Nova (São Judas Tadeu).
Segue partes da mensagem de Dom Walmor a RCC-BH: “Proclamar a palavra é missão de todos, discípulos e discípulas de nosso Senhor Jesus Cristo. Cada cristão deve cultivar o coração missionário, para levar aos outros o dom da fé, assim partilhamos a alegria de crer que salvamos vidas, mudamos realidades. (..) A fé é fonte inesgotável de esperança, uma força que permite ao mundo se tornar mais justo e mais fraterno. Por isso, somos chamados a proclamar a palavra de Deus em todos os lugares, oportuna e inoportunamente. Principalmente em atitudes inspiradas como esta de Jesus. É fazer chegar os ensinamentos de Jesus aos lugares mais distantes, as periferias as pessoas esquecidas e distanciadas é tarefa especial. A arquidiocese tem o Projeto de Evangelização Proclamar a palavra, intensificar imediatamente a presença missionaria da igreja nas vilas e favelas, sermos mais uma igreja em saída conforme pede Papa Francisco. Convocamos o ano missionário, que será vivido por todas as comunidades de fé de nossa amada arquidiocese a partir de outubro de 2018 até outubro de 2019. (…) alegra o meu coração saber que na abertura deste ano missionário, evangelizadores de toda a RCC-BH vão partir em missão para proclamar a palavra em vilas e favelas acolhendo um pedido nosso(…). ”
A ideia de se realizar o grupo de oração em praças, ruas, condomínios, vilas, aglomerados, e tantos outros espaços, vem também ao encontro da moção do ano ‘Eis que estou a porta e bato’ Apo 3, 20a e a música tema Procuro abrigo nos corações. Para este grande evento que vai ser realizado em todas as regiões desta arquidiocese, o tema será a palavra de João 3, 16 “ Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” Uma verdadeira declaração de amor de Deus as ovelhas que ainda não estão no redil.
Como preparação para todos os grupos de oração missionários, pede-se a leitura e reflexão da palavra de Deuteronômio 20 ,1-4, um mover de preparação para a batalha, realizar pelo menos uma hora de adoração a Jesus Sacramentado. O Espirito Santo nos orientou que falemos de religião na semana das eleições.
A missão é fazer um grupo de oração missionário fora das estruturas, em lugares de vulnerabilidade, risco, em condomínios, praças. Cada grupo de oração é responsável pela sua missão, o que não os impede de juntar com outros grupos da mesma paróquia ou forania. A missão é do dia 01 ao 06 de outubro, mas nada impede de trabalhar antes desta data, divulgação nas casas, nas ruas. Ir ao encontro do necessitado, daquele que precisa, que não conhece a Deus.
Todos os grupos de oração devem estar envolvidos, se sentir chamados a esta missão!
Fonte: http://rccbh.com.br/2018/09/23/g-o-missionario/