No dia 29, paroquianos reuniram-se na Igreja São Vicente de Paulo para celebrarem a Festa de São José Freinademetz.

Ordenado sacerdote em 1875, entrou para a Sociedade Verbo Divino em 1879 e foi enviado para servir na China. Fundou várias comunidades e a cada vez que o bispo tinha que viajar fora da China, Freinademetz devia assumir a administração da diocese. No final de 1907, enquanto administrava a diocese pela sexta vez, surgiu uma epidemia de tifo. José, como bom pastor, prestou assistência incansável aos enfermos, até que ele próprio contraiu a doença, falecendo em 28 de janeiro de 1908.

O promotor vocacional Padre Bernardo, presidiu a eucaristia e disse que na china Freinademetz passou primeiro por uma transformação exterior assumindo um visual igual aos chineses da época. Depois ele percebeu que teria também de passar por uma transformação espiritual. É dele a belíssima frase “O idioma que todos entendem é o amor”.

Inspirado nessa frase e na santidade do primeiro missionário verbita, padre Bernardo compôs e apresentou para a assembléia a canção “A linguagem do amor”, que tem o refrão: “A linguagem do amor / Todos entendem / Vamos amar”

Fotos: Fajardo e Vitória: Edição Fajardo