Na tarde do dia 25 de Junho os fiéis da Paróquia Verbo Divino reuniram-se para uma Formação Bíblica com o palestrante Ednaldo da SAB – Serviço de Animação Bíblica/Paulinas.

O encontro de Formação Bíblica teve como base a Lectio Divina – Leitura Orante da Palavra, um exercício da escuta pessoal da Palavra de Deus. Um passo a passo espiritual: Leitura, Meditação, Contemplação, Oração e Ação. Neste encontro vivenciamos a teoria ( Historia, objetivo, princípios e passos da leitura orante) e a pratica ( leitura individual e em grupo)

No primeiro momento cada um experimentou individualmente a Leitura Orante do Evangelho de Lucas 9,51-2. Seguindo os cincos passos para a compreensão de uma boa leitura.

No segundo momento realizamos uma divisão onde cada grupo recebeu um passagem bíblica. Cada membro colocou o seu ponto de vista individual, o trecho bíblico que mais chamou atenção e o porque da escolha, sempre voltado para o passo a passo da Leitura Orante.

Finalizamos com o momento de partilha desta nova experiência.

Clique na foto abaixo e veja como foi o encontro.

DSCN7253

 

DSCN7369

 

Agora é a sua vez

Oração inicial: Comece invocando o Espírito Santo e a cada passo cante um trecho de música.

“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado; e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém.”

LEITURA

(1 capítulo por dia)

O que o texto diz? – Preste atenção em todos os detalhes: o ambiente, o desenrolar dos fatos, os personagens, os diálogos, a reação das pessoas; procurando perceber os seus sentimentos, os pontos mais importantes, as palavras mais fortes, sublinhando o trecho que mais te chamou atenção. É importante que você identifique tudo isto com calma e atenção, como se estivesse vendo a cena.

Esse degrau é o que exigirá maior esforço de sua parte. Não é momento de procurar direcionamentos para sua vida, mas para perceber o que o texto fala de forma genérica. A leitura em meia voz ajudará a perceber melhor cada detalhe, pois você estará usando mais um sentido.

MEDITAÇÃO

O que o texto me diz? – Momento de se colocar de forma pessoal diante da Palavra. É hora de “ruminar”, saborear a Palavra. Confronte a sua vida com a Palavra, deixando se impregnar pelos sentimentos que o Espírito faz surgir em nós: alegria, confiança, arrependimento…

CONTEMPLAÇÃO

O que a Palavra me leva a experimentar? – Ocorre de modo espontâneo, sem interferência de quem ora. É dom de Deus que nasce do silêncio interior, sem palavras e imagens, sem pensamentos e sentimentos, para que na presença de Deus possamos saborear espiritualmente as verdades descobertas e a ideia inicial. É a hora da intimidade, do abandono, da entrega e de conformar o nosso ser no Ser de Deus. É repousar o olhar e o coração em Deus. Tendo entrado no repouso contemplativo, deixe-se ficar aí.

ORAÇÃO

O que a Palavra me leva a falar com Deus? – A oração brota como fruto da meditação. Os sentimentos nos levam a dar uma resposta a Deus. Naturalmente brotam o louvor, uma súplica, uma oração penitencial, a oferta, a adoração. O que o Espírito suscitar.

AÇÃO

O que a Palavra me leva a viver? O que colhi neste momento de oração que posso acrescentar na minha vida cristã. Algo concreto, alguma realidade que preciso modificar na minha caminhada.

Importante: Anote em seu caderno os frutos do seu estudo

O importante não é ler e conhecer a Bíblia, mas vivê-la!

Termine com a oração do Pai Nosso, comprometendo-se a levar para a sua vida a Palavra e o fruto desta oração: “Venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade”.

Perceba a dimensão Trinitária da Lectio Divina: invocamos o Espírito Santo no início; contemplamos o rosto do Filho no Evangelho; e nos dirigimos ao Pai na própria oração que o Senhor Jesus nos ensinou.

“Se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto” (Jo 12,24)

http://www.comshalom.org/lectio-divina

Texto/Fotos: Geane R.