Fonte: Gaudium Press / Aleteia

Redação e Fotos: Fajardo

Na noite de 8 de junho, paroquianos reuniram-se na Igreja São Vicente de Paulo, para celebrarem a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

A devoção ao Sagrado Coração tem sua origem na própria Sagrada Escritura. A devoção ao Sagrado Coração aparece em dois acontecimentos fortes do evangelho: o gesto de São João, discípulo amado, encostando a sua cabeça em Jesus durante a última ceia (cf. Jo 13,23); e na cruz, onde o soldado abriu o lado de Jesus com uma lança (cf. Jo 19,34). Em um temos o consolo pela dor da véspera de sua morte, e no outro, o sofrimento causado pelos pecados da humanidade. Estes dois exemplos do evangelho nos ajudam a entender o apelo de Jesus, feito em 1675, a Santa Margarida Maria Alacoque:

“Eis este coração que tanto tem amado os homens. Não recebo da maior parte senão ingratidões, desprezos, ultrajes, sacrilégios, indiferenças…

Santa Margarida Maria Alacoque nasceu na França em 1647. Teve uma infância e adolescência muito sofrida. Ela foi órfã de pai e acometida por uma doença, ainda muito nova. Essa estranha enfermidade a fazia sofrer muito e só desapareceu quando Santa Maria Margarida fez o voto a Maria Santíssima.

Teve uma profunda vida mística, na qual o próprio Nosso Senhor Jesus Cristo a instruiu, segundo o seu Amor. Entre muitas revelações divinas, Nosso Senhor pedia que se consagrasse a seu divino Coração as primeiras sexta-feiras do mês, devoção que é praticada por inúmeros fiéis, em muitos lugares. Incompreendida e perseguida como foi nosso Divino Mestre, Santa Maria Margarida deixou para o mundo as mensagens recebidas, diretamente, de Nossos Senhor Jesus Cristo. Ela entregou sua alma a Deus no ano de 1690.

O Papa Leão XIII, seguindo os conselhos de Nosso Senhor, consagrou o Mundo ao Sagrado Coração de Jesus, e Pio XII recomendou essa devoção na carta encíclica Haurietis Aquas.

Abaixo transcrevermos as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus à  Santa Margarida Maria Alacoque que nos ajudarão, vividas com fé, nas crises contemporâneas, nas quais vivemos:

1ª -“A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;

2ª – “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”;

3ª -“Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”;

4ª – “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;

5ª – “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”;

6ª – “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;

7ª – “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”;

8ª – “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;

9ª – “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”;

10ª -“Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”.

11ª – “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no meu Coração”;

12ª -“A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da

salvação eterna”.

Fotos da celebração.

Festa do Sagrado Coração de Jesus