“São Vicente, amigo dos pobres, amigo da gente, amigo de Deus”

Paroquianos se reuniram na noite de quinta-feira, 27 de setembro, para celebrar a eucaristia em intenção a Festa de São Vicente de Paulo. A comunidade celebrou uma novena de missas com temas que engradeceram a espiritualidade e o carisma do padroeiro. Presidida pelo bispo emérito Dom Werner Franz Siebenbrock SVD e concelebrada pelo Pároco Alwin Dsouza SVD e padre Anderson Luiz de Souza SVD, a celebração iniciou com uma procissão pelas ruas do bairro nacional.

São Vicente de Paulo

Aos dezenove anos foi ordenado padre. Pela sua bondade e sabedoria, Vicente logo ganhou a amizade de muitas personalidades. Mas, quem mais era merecedor da piedade e atenção de Vicente de Paulo, eram mesmo os pobres, os menos favorecidos, que sofriam as agruras da miséria. Apesar de ter sempre pouco tempo para os livros, tinha muito para tratar e dar alívio espiritual. Foi Ministro da Caridade do rei francês. Com isso, organizou um trabalho de assistência aos pobres em escala nacional. Fundou e organizou quatro instituições voltadas para a caridade: “A Confraria das Damas da Caridade”, os “Servos dos Pobres”, a “Congregação dos Padres da Missão”, conhecidos como padres lazaristas, em 1625 e, principalmente, as “Filhas da Caridade”, em 1633. Vicente de Paulo morreu em Paris no dia 27 de setembro de 1660, mas sua obra de caridade sobrevive nos inúmeros religiosos, religiosas e leigos que continuam a dedicar tempo ao serviço aos mais necessitados.

Aniversário de Dom Werner 

A Festa de São Vicente de Paulo foi celebrada também em intenção ao dom da vida do bispo emérito que completou 81 anos. Dom Werner nasceu em Münster, na Alemanha, foi ordenado padre pela Sociedade do Verbo Divino (SDV) em 1965. Foi nomeado bispo auxiliar de Belo Horizonte em 1988. Em 1995 foi transferido para Diocese de Nova Igauçu (RJ) onde ficou até 2001, quando foi nomeado bispo de Governador Valadares. Atualmente reside na casa central da Província Brasil Norte.

Veja algumas fotos registradas por Giovana Murça. 

festa de São Vicente de Paulo