josefa arnaldinaNeste dia 20 de maio, a Família Arnaldina celebra a Bem-aventurada Josefa Stenmanns. Juntamente com Santo Arnaldo Janssen, ela fundou a Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo.

Hendrina, seu nome de batismo, nasceu no dia 28 de maio de 1852, em Issum, Alemanha. Desde criança, gostava de ajudar os pobres e doentes. Em 12 de fevereiro de 1884, foi para Steyl, Holanda, onde ajudou Santo Arnaldo Janssen a fundar, em 1889, a congregação que enviaria missionárias a diversas partes do mundo. Ao professar os primeiros votos religiosos escolheu ser chamada Josefa.

Madre Josefa tinha uma espiritualidade marcada pelo amor à Santíssima Trindade. A religiosa também tinha uma devoção especial à Virgem Maria e a São José. Ao longo de sua vida, vários desafios surgiram, mas ela os enfrentou com admirável paciência.

De dezembro de 1898 até sua morte, em 20 de maio de 1903, ela foi superiora da congregação. Em 28 de junho de 2008, o Papa Bento XVI a beatificou. Neste início de século XXI, as missionárias servas do Espírito Santo anunciam o Evangelho em 47 países e prestam assistência sobretudo aos mais pobres.

Bem-aventurada Josefa Stenmanns, rogais por nós e por todos os evangelizadores!

Edição para SVD-Esdeva: Alessandro Faleiro Marques – Imagem: Província SVD Portugal.