O diretor-executivo do Colégio Arnaldo, professor Geraldo Junio, voltou a ser entrevistado no jornal Bom Dia Minas, transmitido pela Rede Globo. Ele participou de uma série de reportagens sobre o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

colegio arnaldo tv globo
Na conversa com a jornalista Mara Pinheiro, Geraldo recomenda que os alunos evitem aumentar a carga de estudo nestes dias antes das provas, marcadas para 24 e 25 deste mês. Se houver alguma mudança no ritmo, segundo o professor, que seja para diminuir a tensão. Para ele, a fase de dormir em cima dos livros, virando noite de estudo, já passou. “Deixe os últimos três dias para aquele descanso final, para aquele repouso, e o corpo se preparar biologicamente, porque realmente é uma maratona”, aconselha.

O educador recorda que é preciso buscar um equilíbrio em todos os conteúdos, pois o resultado do exame é uma média das provas. Para ele, não adianta estudar somente para uma área. Geraldo destaca, contudo, a importância da redação e sugere que os alunos treinem e procurem saber sobre os possíveis temas. “Leia sobre temas sociais, porque é isso que a redação do ENEM vai cobrar. E o mais interessante: é uma proposta de intervenção, não é nenhuma tese. É propor uma intervenção naquele tema social, como fazer diferente para a sociedade”, afirma.

Outras informações sobre o ENEM estão disponíveis no endereço http://enem.inep.gov.br/.

Assista à entrevista completa do professor Geraldo Junio

Edição para SVD-Esdeva: Alessandro Faleiro Marques – Imagem: reprodução.