Na noite de 28 de dezembro foi celebrada na Igreja Nossa Senhora da Conceição no bairro Funcionários a eucaristia em intenção a posse do novo Conselho Provincial da Brasil Norte. Participaram da celebração coordenadores de comunidades que pertencem a Paroquia Verbo Divino Contagem, as irmãs missionárias Servas do Espírito Santo, membros da comunidade de fé do Colégio Arnaldo e da Casa Homem de Nazaré. A Pastoral da Comunicação esteve presente e fez a cobertura transmitindo a celebração eucarística ao vivo pelo facebook.

31987416425_3e87afb00e_z

Seguindo a proposta do cerimonial, Padre Anselmo Ribeiro presidiu o inicio da missa e napadre-carlos-e-anselmo saudação inicial apresentou o novo conselho, ele fez um agradecimento a todos os colaboradores que o ajudaram realizar a missão durante os seis anos em que esteve á frente da província. Após o ato penitencial, convidou o Padre Carlos Vieira Lima a conduzir a celebração eucarística para que a primeira palavra em que o novo provincial dissesse fosse Gloria a Deus nas alturas pela missão a que foi confiado.

No momento da homília em que a liturgia celebrava os Santos Inocentes Mártires, Pe. Carlos fez uma reflexão sobre o evangelho do dia (Mt 2,13-18) lembrando das crianças que morrem por causa da pobreza, da ganância do homem e das guerras civis como acontece atualmente na Síria. O evangelho narra a história em que José acordou após um sonho, levantou-se e fugiu levando a sua família para o Egito, assim como José nós líderes devemos copia-lo na obediência, disponibilidade, coragem e confiança para conduzir os trabalhos, sempre atentos aos sinais de Deus para assim enfrentar os desafios que aparecem no caminho”, exortou o novo provincial.

Ainda sobre a missão em que ele assume como provincial, Padre Carlos exclamou sobre o exercício de continuidade que o novo conselho provincial irá desempenhar. A província é a mais antiga do Brasil com 120 anos de história e conta com a colaboração de oitenta verbitas entre padres e irmãos de diferentes nações e continentes, “Como missionários possamos nas nossas diferenças dar testemunho da comunhão, sendo participativos em espírito de unidade, colaborando sempre com diálogo e promovendo atitudes de solidariedade e respeito”.

Com sede em Belo Horizonte, o território de missão abrange os Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Sergipe, além do Distrito Federal, atuando em comunidades paroquiais, escolas, atividades sociais e em centros de formação. O novo conselho provincial trabalhará nos próximos três anos formado por Padre Carlos Vieira Lima coordenando a província juntamente com Pe. Carlos Kelalu (vice-provincial). Pe. Vagner Apolinário (admonitor), Pe. Benjamim Boro Nama e o Ir. Jorge Amarilla Vazquez. O Conselho Fiscal da Associação Propagadora Esdeva uma das exigências da lei brasileira será formado por Pe. Carlos Alberto Amaral, o Ir. Afonso Berger e o Pe. Wieslaw Kaminski.

Clique veja as fotos da celebração eucarística que marcou a posse do novo conselho provincial

 Fonte Svd Sdeva: Fotos Adimilson dos Santos – Texto Fajardo.