Membros das escolas e faculdades administradas pelos missionários do Verbo Divino da Província Brasil Norte (BRN) participam do Encontro de Espiritualidade dos Educadores Verbitas. O evento, realizado no Instituto Missionário São Miguel (Borda do Campo), em Antônio Carlos-MG, começou na noite de quinta-feira (15) e vai até o início da tarde deste sábado (17).

As reflexões têm como tema “Se alguém tem sede, venha a mim e beba”, retirado do Evangelho de João (7,37-38). Segundo o coordenador, o verbita padre Tomás Cheruplavil, o objetivo é recuperar, reavivar e fortalecer a identidade verbita. Para isso, a ideia é levar os participantes a inspirarem-se no ardor missionário do fundador, Santo Arnaldo Janssen, buscando “beber da mesma fonte” do carisma da Congregação. Com base nisso, o poço é o símbolo do encontro e, em diferentes formatos, pode ser visto em várias partes do edifício histórico.

Padre Tomás explica que outro tema abordado no encontro é a chamada “Carta de Santa Isabel”. O documento foi elaborado pelos educadores verbitas depois de uma reunião realizada em 2002, na Casa de Retiros São Francisco Xavier, no Distrito de Santa Isabel (Domingos Martins-ES). “Dessa forma, retomamos uma caminhada que nós já fizemos”, completa.

Além dos momentos de espiritualidade, os cerca de 90 educadores participam de trabalhos em grupo e de confraternização, com muita música. Não faltam também as sessões de relaxamento. O padre Omir Oliveira, da Província Brasil Centro, é um dos convidados para falar sobre o carisma verbita.

A abertura foi marcada pela celebração da Solenidade de Corpo de Cristo (Corpus Christi). Uma procissão percorreu as alamedas do antigo colégio. A passagem do cortejo foi enfeitada com tapetes confeccionados de flores e serragem colorida, como costume em várias partes do Brasil. Seguindo a liturgia, houve a missa e bênção do Santíssimo Sacramento.

Multiplicadores

Padre Tomás conta que a proposta desta edição é focar nas lideranças das unidades, como diretores e coordenadores de setor. “Queremos que, a partir desse encontro, os participantes possam ser os multiplicadores em sua própria unidade, para que levem adiante a experiência desse encontro a cada unidade”, afirma.

Rodrigo Lavinas, educador no Colégio Academia de Juiz de Fora-MG e um dos organizadores, explica que o é realizado de forma alternada. Em um ano, ocorre nas próprias escolas e faculdades e, em outro, conjuntamente, como em 2017. Estão presentes representantes do Colégio Academia (Juiz de Fora), Colégio Verbo Divino (Barra Mansa-RJ), das Faculdades Arnaldo e das unidades Funcionários e Anchieta do Colégio Arnaldo (Belo Horizonte-MG).

Veja algumas fotos do encontro.

 

 

 

Edição para SVD-Esdeva: Alessandro Faleiro Marques, com informações de Rodrigo Lavinas e Pe. Orlando Abreu, SVD – Fotos: Pe. Orlando Abreu, Antônio Carlos Soares e Rodrigo Lavinas.