A missão é um contínuo chamado de Deus para que todos compartilhem do grande amor que Deus-Pai tem por nós, seus filhos, por isso, Jesus, o predileto do Criador, quis estar conosco para mostrar as maravilhas criadas e amadas pelo divino.

Recebendo o mandato do Senhor, “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc, 16. -15), a Paróquia do Verbo Divino saiu em missão, numa semana de atividade missionária, entre os dia 14 a 20 de outubro, em comemoração aos 35 anos de fundação desta paróquia.
As forças vivas da comunidade paroquial verbita reviveram o entusiasmo dos primeiros cristãos: durante o dia, anúncio do Evangelho, visita às famílias das cinco comunidades que integram a paróquia, convivência harmoniosa entre o pároco, as religiosas da Congregação das Servas do Espírito Santo, os Aspirantes à vida religiosa verbita e as Servas, bem como os leigos. “Em um só coração e uma só alma”, os missionários espalharam em exatas 339 famílias o anúncio do amor Trinitário em forma de muita alegria, gratuidade e comprometimento com a causa maior, o Reino de Deus!
Para encerrar a Semana Missionária e de comemorações, no sábado, 20, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo da Arquidiocese de Belo Horizonte, presidiu a Celebração Eucarística congregando na igreja de São Judas Tadeu todas as comunidades da paróquia em uma linda festa de unidade e fraternidade da comunidade de fé.
Arnaldo Lobato aspirante no Seminário Propedêutico São José Freinademetz relata a experiência que obteve com as missões
Para mim, a semana vivida na Paróquia Verbita, foi de uma aproximação mais eficaz da pessoa de Jesus Cristo, através do contato com o povo simples, sedento do próprio Senhor. Esta foi a minha primeira missão em dimensão metropolitana, em um contexto totalmente diferente do que antes tinha vivido. Percebi que os anseios dos que moram nas grandes cidades, às vezes, é muito maior, do que os daqueles que vivem na zona rural: o isolamento e a apatia religiosa são prementes.
Volto para o seminário com o coração muito consolado, pela abertura por parte das famílias visitadas. O povo mineiro é muito receptivo e religioso, o que facilita qualquer trabalho missionário. E, a Paróquia do Verbo Divino, em Contagem-MG, está animada pela força do Espírito Santo, uma Igreja jovem, atuante, missionária e destemida – Arnaldo

“Ser missionário é sair do comodismo e ir ao encontro do outro”.
Na Paróquia do Verbo Divino, fui acolhido com muito carinho para participar das visitas nas casas das famílias das cinco comunidades. Uma experiência que me marcou, pois cada família que pude visitar, percebi um pouco da realidade pela qual passa. As dores e alegrias, alguns depoimentos acompanhados de lágrimas e ao mesmo tempo de sorrisos e esperanças, que muito contribuem na vida de quem aspira à vida religiosa missionária, pois, quando as alegrias não veem, a fé deve prevalecer.

Fiquei feliz em participar desta semana de atividade missionária, experiência que me proporcionou encontros, conversas, sorrisos, e, em algumas circunstâncias, também, tristeza, por ver pessoas que passam por tantas dificuldades.
Agradeço ao pároco, P. Alwin de D’Souza, e às famílias da paróquia pela acolhida e cuidado. Estou feliz por ter contribuído, mesmo que de forma simples, com a causa do Anúncio do Verbo Divino!

Redação – Arnaldo Lobato 

Aspirante no Seminário São José Freinademetz