A Paróquia Verbo Divino realizou um debate com os candidatos a Prefeito de Contagem. Organizado pelo movimento Fé e Política o encontro foi realizado no Centro Pastoral Santo Arnaldo Janssen na Comunidade Santíssima Trindade do bairro Tijuca.
O encontro reuniu centenas de pessoas onde puderam conhecer melhor as propostas de cada candidato. Estiveram presentes representantes de pastorais e movimentos das comunidades da Paróquia e moradores da região.
Os candidatos que compareceram foram Carlos Eduardo Braga Menezes (Rede), Domingos Francisco de Castro (PPL), Geraldo de Araújo Silva (PSTU) e Monique Najara Aparecida Pacheco (PSOL). As perguntas apresentadas no debate foram sugeridas por moradores que pertencem a região da Paróquia sendo organizadas pelo grupo de Fé e Política que desenvolveu o embasamento. Eles responderam sobre diversos assuntos como “Meio Ambiente”, “Desenvolvimento e Planejamento Urbano”, “Integração da Cidade”, “Transporte e Trânsito”, “Cultura e Esportes”, “Segurança”, “Poder Publico e Governabilidade”. No final agradeceram a organização pela oportunidade de expor as suas ideias aos eleitores.
Anderson Teixeira Guedes membro do Movimento Fé e Política, disse que o eleitor está mais consciente quanto ao voto e que oportunidades como o debate auxilia-os a esclarecer duvidas quanto a decisão do voto e que estratégias de campanha como poluição sonora, carreata nas ruas e distribuição de panfletos está se tornando ineficiente.
Os outros candidatos Ademir Lucas Gomes (PR), Alexis José Ferreira de Freitas (PSDB), Carlos Magno de Moura Soares (PC DO B), Eduardo Ferreira de Souza (PRTB), Jander Muniz Filaretti (PMDB) e Rodinei Ferreira Dias (PSD), justificaram a ausência.
“Envolver-se na política é uma obrigação para o cristão. Nós cristãos não podemos brincar de Pilatos, lavar-nos as mãos. Devemos envolver-nos na política, porque a política é uma das formas mais altas da caridade, porque procura o bem comum. Os leigos cristãos devem trabalhar em política. Você me dirá: Não é fácil. Mas também não o é tornar-se padre! A política é demasiadamente suja, mas é suja porque os cristãos não se envolveram com o espírito evangélico. É fácil dizer: culpa daquilo… Mas eu, o que faço? Trabalhar para o bem comum é dever do cristão.” Papa Francisco sobre a política – Sala Paulo VI – 07 de junho de 2013
Páscom Verbo Divino: Fábio Fajardo (comunicação@paroquiaverbodivino.com)