Na manhã de sábado de nove de fevereiro, dezenas de paroquianos compareceram ao Hemoservice para fazerem a doação de sangue. O gesto de solidariedade foi promovido pela Ação Social com a campanha “Doe Sangue Salve vidas”. A proposta era motivar os paroquianos a se tornarem doadores regulares. Anderson coordenador da Ação Social, disse que a experiência foi muito boa e a ideia é repetir a ação várias vezes neste ano.

Frequência

A doação pode ser feita pelo homem até quatro vezes ao ano, respeitando o intervalo de dois meses. As mulheres, podem fazer doações três vezes ao ano, com um intervalo de três meses entre as doações.

Orientações

Antes da doação o voluntário é entrevistado por um profissional da área de saúde que fará perguntas de caráter pessoal e íntimo, pautado em regulamentações nacionais e internacionais

Apresentar documento de identificação emitido por órgão oficial com fotografia;

Peso acima de 50 Kg;

Idade entre 16 e 69 anos (a primeira doação de sangue só é possível até os 60 anos de idade / entre 16 e 18 anos também podem doar, porém precisam da autorização por escrito dos pais ou responsável) 

Não estar em jejum – Doação pela manhã: tomar café da manhã reforçado, evitando alimentos gordurosos / Doação a tarde: intervalo de 3 horas entre o almoço e a doação – evite o consumo de alimentos gordurosos antes da doação;

Não ingerir bebida alcóolica 12 horas antes da doação de sangue;

Ter dormido no mínimo, 05 horas na noite anterior à doação

Em Belo Horizonte existem varias unidades de Hemoterapia. No Hemominas o agendamento pode ser feito pelo número 155 opção 1, no site, e no aplicativo.

  • Hemoservice: Rua Ceará 195 Bairro Santa Efigênia – Tel 3218-1300
  • Vita Hemoterapia: Rua Juiz de Fora 941 Barro Preto – Tel 3335-660

Fotos: Giovana Murça / Redação Fajardo / Fonte Hemoservice