O congresso dos Leigos e Leigas Verbitas teve início ontem (8) e conta com a presença de 228 leigos, sendo dois representantes de cada paróquia de todo o Brasil.

A Congregação do Verbo Divino, presente hoje em mais de 80 países tem, em suas raízes, a espiritualidade trinitária e missionária, seguindo os passos de Santo Arnaldo Jansen e da geração fundadora, que tem em São José Freinademetz uma força missionária incontestável. Levar adiante a missão a nós confiada pelo Verbo divino é comprometer-nos com o anúncio da Boa Nova de Deus. Somos impelidos a viver esta Palavra e leva-la adiante.

O trabalho e envolvimento com Leigos e Leigas não é algo novo. Porém, somos chamados a fortalecer sempre mais esta parceria. O serviço é a marca registrada da vida religioso-missionária. O amor desinteressado e o humilde serviço para com os mais necessitados, principalmente os mais pobres e os marginalizados são traços de um discípulo missionário transformador.

A nossa Subzona Brasil tem procurado crescer nesta parceria nos últimos anos. Desde 1995 temos nos encontrado para juntos celebrarmos, planejarmos e avaliarmos a nossa caminhada Verbita no Brasil. Em 2005 e 2010 nos reunimos, trazendo conosco muitos Leigos e Leigas para aprofundar a nossa vida e missão. Já demos alguns passos, mas queremos melhorar ainda mais esta caminhada de parceria.

É por isso que nos reunimos mais uma vez e agora para juntos refletirmos sobre a nossa missão de forma a assumi-la juntos, pois, de fato, somos parceiros nesta missão. Verbitas e Leigos comprometidos na missão é o tema deste nosso Congresso.

Com a presença de todos os Leigos em Santa Isabel, e com a carinhosa presença de nossas Irmãs Servas do Espírito Santo, queremos renovar este compromisso com o Verbo Divino de sermos testemunhas de sua Palavra e assim fazermos diferença no mundo onde vivemos e trabalhamos. Que a convivência nestes dias ajude a estabelecermos uma caminhada de cumplicidade na missão.

Por Equipe Preparatória

Pascom Verbo Divino – Robert Henrique. Postulante da Congregação dos Missionários do Verbo Divino na Província BRN (Brasil Norte).