“Como povo de Deus Negro vem comungar Corpo e Sangue de Cristo Pão e vinho no altar…”

A Liturgia da Paróquia Verbo Divino celebrou na Comunidade Santíssima Trindade a “Solenidade Cristo Rei” em intenção a Consciência Negra. A “Missa Inculturada”, é uma iniciativa da Pastoral Afro da CNBB.

Em homília o Pároco Pedro Avonyo SVD, exortou os fiéis sobre o reinado de Jesus. “Ele ensinou as autoridades do passado e de hoje a governarem com justiça social, paz e partilha. O Pároco lamentou que muitos chefes de estado governem apenas para atender os interesses particulares deixando o”povo” em segundo lugar

Sobre o dia dos leigos e leigas celebrado na Festa de Cristo Rei o Pároco ressaltou a importância deles na vida comunitária. Ele destacou o reconhecimento da igreja principalmente após o Concílio Vaticano II onde surgiu a preocupação de formar e capacitar os leigos e leigas na missão de anunciar o evangelho.

Ao falar da Consciência Negra, Padre Pedro disse que já foi o tempo em que o Negro ocupava apenas o cargo de faxineiro ou babá na sociedade. Com as políticas públicas e sociais dos últimos tempos o negro agora pode ocupar com “força de vontade” posições na sociedade em que tempos atrás ele teria dificuldades para exercer. Mas também destacou as estatísticas em que mostram um grande número de negros ainda analfabetos e o número alarmante da violência e homicídios envolvendo os negros no Brasil.

Confira todas as fotos: Solenidade Cristo Rei – Ano B – Missa em intenção a Consciência Negra

Texto Fajardo Fotos Geovana