“Bem aventurados os que promovem a paz” (Mt 5,9)

Os bispos da Arquidiocese de Belo Horizonte, reuniu a imprensa para manifestar a posição da igreja diante do atual cenário político.

ELEIÇÕES 2018
Do Arcebispo Metropolitano e Bispos Auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte

Aos cristãos católicos, fraternalmente a todos os cristãos e aos homens e mulheres de boa vontade!
O contexto eleitoral brasileiro, marcado por intolerâncias, extremismos, polarizações e discriminações tem impactado destrutivamente os relacionamentos entre pessoas, famílias, Igrejas e segmentos sociais.
A sociedade brasileira sofre com as fragilidades de um sistema político que necessita de reformas urgentes.
O povo brasileiro deve se mobilizar para fortalecer a democracia e caminhar rumo ao desenvolvimento integral e sustentável, promovendo inclusão e bem-estar, principalmente, dos mais pobres.

Princípios fundamentais e irrenunciáveis:

Os cidadãos, na liberdade de suas escolhas, devem se orientar por critérios capazes de promover a justiça, a fraternidade e a solidariedade à luz do Evangelho de Jesus Cristo, que permite enxergar estes princípios:

1. Valorizar e promover a família, defendendo a vida em todas as suas etapas, da fecundação ao declínio natural, opondo-se à legalização e prática do aborto, ao uso das drogas e à pena de morte.
2. Cuidar dos pobres, por meio de políticas públicas efetivas, para combater a desigualdade social, a exclusão e todo preconceito.
3. Promover efetivamente a paz, tornando-a princípio intrínseco das políticas públicas e das ações de Governo, na contramão do discurso do ódio e da discriminação.
4. Garantir a liberdade religiosa e a identidade própria do Estado Laico.
5. Promover e comprometer-se, incondicionalmente, com o Estado Democrático de Direito, garantindo a todos a participação política e o acesso a direitos socioeconômicos e culturais.
6. Governar respeitando a autonomia e promovendo a harmonia entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, sempre a serviço do povo brasileiro, opondo-se a todo corporativismo.
7. Regulamentar – jurídica, técnica e politicamente – o cuidado da natureza, preservando o Planeta Terra, nossa Casa Comum, para superar a perniciosa idolatria do dinheiro e do lucro.
8. Acolher e respeitar as ricas diferenças que marcam a sociedade brasileira, combatendo a violência e tudo aquilo que a promove.
9. Combater, efetivamente, os esquemas de corrupção em todos os níveis e segmentos da sociedade para banir a depredação de valores ético-morais e do Bem Comum.
10. Respeitar a Constituição Federal, que determina em seu Art. 5º: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.”

CONVOCAMOS todos a adotar o horizonte educativo e iluminador do Sermão da Montanha – em Mateus 5, 1-7,29 – que reúne princípios incomparáveis para qualificar a cidadania e reconstruir a sociedade brasileira.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte

Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Bispo Auxiliar

Dom Edson José Oriolo dos Santos
Bispo Auxiliar

Dom Otacílio Ferreira de Lacerda
Bispo Auxiliar

Dom Geovane Luís da Silva
Bispo Auxiliar