1. Alimentando – em excesso, não me alimentando ou com alimentos inadequados;
  2. Duvidando – das minhas capacidades e força;
  3. Sabotando – meu sucesso com o medo de fracassar, comparando-me com os outros, alimentando minhas ansiedades, depressão, angústias e outros sentimentos autodestrutivos;
  4. Criticando – meus esforços e conquistas, mas valorizando as dos outros.
  5. Mantendo – relações tóxicas, que me ferem, martirizam e desconstroem.
  6. Escondendo – quem eu sou e como sinto-me, para agradar os outros.

Diante destas questões como se sente?

Desconforto? Incômodo? Negação total? Dúvida? Conflito? Ou algum outro sentimento?

Proponho uma auto análise: percebendo-se, observando-se em cada área da sua vida, assim como, as situações em que é confrontado consigo mesmo,  propondo que seja um espectador ativo e interessado em sua relação com o mundo exterior, porém, principalmente, como lida interiormente,  que consequentemente tende a comportar-se(respondendo ao meio, e a ti mesmo): de forma reativa, passiva, agressiva, silenciosa, mudando de humor, entre diversos outros sentimento, que consequentemente, poderiam trazer desconforto tal, como sofrimento inexplicável e desgastante.

Esta dinâmica, não é para ser feita em um dia, mas uma tarefa diária de crescimento humano e desenvolvimento pessoal e relacional.

Pode parecer tenso, estranho, chato, ou quando há negação: “uma grande bobagem”, ”tenho coisas mais urgentes e importantes para fazer”. Permita-me informa-lhe: você permitindo ou não, estas situações, invadirão sua vida, e o farão ser o que torna-se, bem como pode ser: a semente que plantas.

Carl Gustav Jung, um psicólogo Suíço disse:

“O que negas te subordina, o que aceitas te transforma”,

 “quem olha para fora sonha, quem olha para dentro acorda”, e ainda,

“até você se tornar consciente, o inconsciente (“ o desconhecido”), irá dirigir sua vida e você irá chamá-lo de destino”.

Proposta final: cuide-se interiormente, e possivelmente a colheita será satisfatória, assim, minimizando as dores internas e externas.

Lara Reis

Psicóloga clínica

Pós graduada em psicopedagogia clínica e institucional.

larinhapsi.1971@gmail.com

Fonte: @sua.psicologia (Instagran), com complementos pessoais.