Maio é considerado o mês mariano. E as celebrações de piedade popular se destacam nas comunidades manifestando a devoção em Maria Mãe de Jesus, discípula modelo para todos os cristãos. Na paroquia é realizado aos domingos a coroação a Nossa Senhora, e tem envolvido crianças, jovens adultos e idosos.

A tradição de coroar Maria chegou no Brasil com os colonizadores portugueses. São Felipe Néri fez com que o mês de maio se tornasse de maneira especial o mês dedicado a Maria. No final do referido mês, São Felipe Néri sempre oferecia uma coroa de flores à Nossa Senhora.

Em 1884, a princesa Isabel em sua segunda visita à Basílica Velha fez um gesto carinhoso: ofereceu para a Mãe Aparecida uma coroa. Esta coroa foi colocada na imagem de Nossa Senhora em uma cerimônia solene do decreto do Papa Pio X, onde Maria foi coroada como Rainha.

Mas, foi em 1930 que o Papa Pio XI decretou a Mãe Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil. Reviver este momento de coroar Nossa Senhora, é assumir que Ela é mãe e rainha de nossa pátria e de todo o povo brasileiro, que tem imenso amor pela Mãe Aparecida e seu Santuário.

Fonte: Portal A12 – (Pascom – Fotos): Geane Rosa – Fárley Almeida – Fajardo – Giovana Murça e Cristina Campolina