• (Informações/fotos: Janaína Gonçalves-Pascom RENSE Vídeo Vinicius Rangel e Pedro Corsini)

O último sábado de fevereiro, dia 29, foi de sintonia nas cinco Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belo Horizonte. Aconteceu em cada uma delas a Abertura da Campanha da Fraternidade deste ano, que traz o tema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, inspirado na passagem bíblica do “Bom Samaritano”.

Leigos e leigas, coordenadores de pastorais, grupos e movimentos, padres, religiosos e religiosas participaram da Abertura na Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (RENSE). Com entusiasmo e alegria a equipe de acolhida recebeu os participantes, conduzindo-os ao Centro de Espiritualidade Jesus Pão da Vida, na PUC Minas, aonde aconteceu o evento. Após um momento de reflexão e agradecimento pelas recordações da vida das comunidades paroquiais, a palavra inicial foi de dom Joaquim Mol, bispo auxiliar para a RENSE. Dom Mol acolheu a todos e apresentou, oficialmente, o novo vigário episcopal para o próximo quadriênio, padre Junior Vasconcelos, pároco na paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, Forania São Dimas.

Em seguida começou um breve ciclo de palestras acerca do tema da Campanha da Fraternidade, que apresenta a importância do cuidado. O primeiro convidado a falar foi o professor Renato Diniz, da PUC Minas Betim, psiquiatra, que destacou aspectos do cuidado sobre a saúde emocional. Após sua fala foi a vez do professor Matheus Araújo, do Instituto de Educação Continuada (IEC) da PUC Minas, que abordou as realidades da saúde pública nos hospitais e centros de saúde, e por fim, o professor Eugênio Batista, do curso de Ciências Biológicas da PUC Minas. Para finalizar o ciclo ele falou sobre o cuidado com o meio-ambiente, apresentou questões práticas que podem ser realizadas por cada pessoa, seja em casa, na rua ou no trabalho, com o objetivo de rever as práticas cotidianas para o bem da casa comum.

Após a participação do público através de contribuições sobre o tema central das palestras, o vigário episcopal, padre Junior, agradeceu a todos que estiveram no evento e os convidou para uma confraternização após a oração final.