Quinta-feira, 28 de junho
Começamos a oração inspirada pela pessoa de Santo Arnaldo.
Ouvimos suas palavras e nelas o chamado para viver inseparavelmente a oração e a missão; a tarefa sem espírito torna-se cega e sem direção e espiritualidade sem ação permanece vazia.
Na sessão seguinte, os facilitadores do Capítulo, o Padre Tim Norton e a Irmã Mirian Altenhofen, nos deram as diretrizes sobre o processo eleitoral que foi sugerido pelo Conselho Geral. É um processo que requer confidencialidade e seriedade, necessárias para um bom discernimento, com transparência e responsabilidade. Eles nos deram os passos do processo sugerido para apresentar candidatos adequados para a eleição daqueles que nos guiarão no futuro pelos próximos seis anos na Equipe de Liderança.
Depois de alguns esclarecimentos e mais informações sobre a questão, foi deixado para a sessão da tarde tomar uma decisão de aceitar ou rejeitar a proposta.
Então a palavra foi dada ao padre Heinz Kulüke e ao padre Gegory Pinto, que nos apresentou a partir de sua experiência na liderança, alegrias e tristezas, gratificações e desafios, que eles viveram durante o último período.
O Padre Heinz, de coração aberto, compartilhou conosco seus grandes interesses e preocupações durante o exercício de seu Generalato, bem como as dificuldades e alegrias que experimentou. Com uma história emocionante, ele apontou aspectos a considerar para aqueles que vão ocupar as diferentes posições no serviço de liderança geral.
Com grande sinceridade e liberdade, ele nos apresentava, a partir de sua percepção, novos estilos que podemos reimaginar para um modo diferente de viver e exercer a liderança. Ele também expressou suas preferências e desejos por seu futuro com a confiança de que as sementes plantadas durante seu Generalato foram uma humilde contribuição dando continuidade ao grande trabalho feito por seus predecessores.
Ele acabou voltando à questão central que guiava seu ministério: O que Deus quer de nós? E nos convidou a apreciar a quantidade de jovens confrades presentes entre nós para empreender as mudanças e transformações de que necessitamos na Congregação com coragem e criatividade. A profunda renovação espiritual nos exigirá passar por um processo de desconstrução e abertura para uma autêntica transformação.
Então Padre. Gregory Pinto, em nome dos outros conselheiros gerais, também compartilhou conosco as luzes e sombras que eles poderiam identificar como uma equipe. Ele destacou este momento como uma grande bênção e oportunidade de conhecer e amar mais o SVD. Com realismo ele expressou as dificuldades que os conselheiros experimentaram, mas também as pequenas realizações que eles poderiam realizar na colheita dos últimos 6 anos.
Com calorosos aplausos, agradecemos seus serviços e os membros do Capítulo, em nome da congregação, reconhecem o valor de sua generosidade em aceitar essa grande responsabilidade. Já à tarde, mais uma vez iniciamos as sessões com a votação para aprovação do instrumento e procedimento apresentado para esta etapa pré-eletiva. Mais uma vez, depois de pouco tempo para novas considerações e perguntas, finalmente, o capítulo aceita o método proposto e esperamos que possamos fazer um bom discernimento à luz do Espírito que opera entre nós.
Seguiu-se a apresentação do fr. Guy Mazola Mido que nos deu um relatório sobre a suspensão temporária do CEAJ. Ele apresentou um breve resumo do CEAJ desde suas origens, a evolução que teve e as dificuldades que surgiram até a decisão dos conselhos SVD-SSpS e SSpSAP de ter tempo para revisar e avaliar sua continuidade.
Depois de enumerar várias razões para a interrupção do CEAJ, ele comentou sobre as medidas tomadas nas coordenações gerais. Ele nos informou sobre a situação atual do CEAJ, os resultados de pesquisas, consultas e todas as informações coletadas para avançar para uma nova opção.
Certamente, precisamos de um novo impulso e de estruturas renovadas que possam responder aos desafios e às circunstâncias culturais em que desenvolvemos nossa missão. Não podemos ignorar isso durante esses anos de serviço; O AJSC trouxe muitas bênçãos e produziu frutos abundantes. Ele nos nutriu com a paixão e o espírito da geração fundadora de nossas congregações e dos leigos com quem compartilhamos nossa vida e missão.
A última sessão da tarde foi dedicada aos grupos básicos onde nos perguntamos como fazer da espiritualidade uma fonte onde possamos regar e nutrir nossa missão. Então, refletimos sobre propostas, sobre como viver a animação espiritual em nossas Províncias, Zonas e na Congregação em um nível geral.
Depois do jantar tivemos uma partilha com o Secretário de Missão e Procurador da Província da Alemanha, que nos apresentou detalhes do trabalho do Escritório Missionário de Santo Agostinho, que sustenta economicamente muitos projetos de nossas Províncias.
Assim, terminamos este dia de intenso trabalho, de muitas emoções mobilizadoras e com uma boa predisposição para o amanhã viver nosso segundo dia de retiro espiritual.
Excellent site you have got here.. ItÃs hard to find excellent writing like yours these days. I truly appreciate people like you! Take care!!