Advento é o tempo que precede e prepara o Natal. Começa quatro domingos antes do Natal e marca o início do ano litúrgico. As leituras, principalmente o evangelho, focalizam temas específicos para os domingos:

1. Primeiro domingo: espera vigilante do Senhor e anúncio do seu retorno. Devemos estar alertas. Ano A: Mt 24,37-44: “vigiai”. Ano B: Mc 13,33-37: “vigiai”. Ano C: Lc 21, 25-28.34-36: “vigiai”.

2. Segundo domingo: convite à conversão, mediante a pregação de João Batista. Se o Reino de Deus está próximo, é necessário preparar os caminhos do Senhor. Ano A: Mt 3,1-12: “convertei-vos”. Ano B: Mc 1,1-8: “endireitai as estradas do Senhor”. Ano C: Lc 3,1-6: “preparai o caminho do Senhor”.

3. Terceiro domingo: testemunho dado por João Batista a respeito de Jesus. Anúncio dos tempos messiânicos. Alegria. Ano A: Mt 11,2-11: “curas e sinais”. Ano B: Jo 1,6-8.19-28: “Cristo no meio de nós”. Ano C: Lc 3,10-18: “o que devemos fazer?”.

4. Quarto domingo: anúncio do nascimento de Jesus a José, a Maria e a Isabel. Ano A: Mt 1,18-24: anúncio a José. Ano B: Lc 1,26-38: anúncio a Maria. Ano C: Lc 1,39-45: anúncio a Isabel. Evidentemente a liturgia do Advento não se limita aos domingos. O lecionário propõe leituras próprias também para cada dia das quatro semanas do advento.

As diversas orações desse tempo (antífonas, coleta, oração sobre as oferendas, oração depois da comunhão) nem sempre estão intimamente ligadas às leituras; mas, de alguma forma, exprimem os temas do Advento ou simplesmente os da salvação do mundo e do ser humano, realizada pela encarnação de Jesus.