O arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo preparou mensagem para as comunidades de fé, solicitando a participação de todos na VI Assembleia do Povo de Deus. A abertura será na próxima quinta-feira, dia 15, às 15h, na Catedral Cristo Rei (Av. Cristiano Machado, 11910, bairro Juliana).

Leia a carta de nosso Arcebispo

Amadas irmãs, amados irmãos, saúde e paz!

“Como o Pai me enviou, eu também vos envio”
(Jo 20,21)

Assim se dirigiu Cristo Ressuscitado aos seus discípulos, reunidos a portas fechadas, por medo, liberando-os de amarras e infundindo neles a força do seu Espírito Santo de amor, enquanto soprou sobre eles dizendo: “Recebei o Espírito Santo” (Jo 20,22). Este dinamismo amoroso impulsiona nossa Igreja ao longo de séculos e milênios, atravessando a história da humanidade, nela plantando as sementes do amor misericordioso de Deus, indicando sempre o caminho da renovação. Neste horizonte, a Igreja Católica está em permanente reforma, isto é, buscando atualização, novas respostas e novos rumos, inserida na complexa cultura urbana atual, assentada sobre a riqueza intocável da Tradição, alicerçada na fonte inesgotável dos valores imutáveis do Evangelho de Jesus.

Chega agora, mais uma vez, na história missionária de nossa Amada Arquidiocese de Belo Horizonte, a oportunidade de um novo passo, novas respostas e cumprimento da missão de ser e fazer de todos discípulos missionários e discípulas missionárias de Jesus Cristo, edificando e zelando por nossa dignidade maior, filhos e filhas de Deus, corresponsáveis pela construção da sociedade justa e solidária, promovendo a cultura da vida e da paz. Somos todos convidados a participar, vivenciar e celebrar o caminho missionário da VI APD, a sexta Assembleia do Povo de Deus.

Vamos iluminar e confrontar, para alinhamentos necessários e avanços importantes, nosso PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO “PROCLAMAR A PALAVRA” com o rico horizonte das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, quadriênio 2019-2023, em sintonia com toda a Igreja convidada pelo Papa Francisco a ser uma “Igreja em saída”, em diálogo e servidora.

O caminho missionário da VI APD será percorrido entre 15 de agosto e 8 de dezembro de 2019. Paróquias e suas comunidades, Regiões Episcopais e Vicariatos Episcopais, Associações e Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades e diferentes segmentos da sociedade são convocados a participar, tendo um importante instrumento de trabalho disponível, impresso e on line, esperando a contribuição e indicações de todos.

Somos todos convocados à participação corresponsável para construir o novo que de nós se espera como Igreja, até o momento conclusivo na festa de Cristo Rei, 23 de novembro, finalmente fazendo o lançamento do Projeto Proclamar a Palavra , no dia 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição de Maria, para nossas labutas e alegrias missionárias até o ano de 2023.

Cristãos leigos e leigas, os jovens todos, ministros e evangelizadores, agentes de pastorais, religiosos e religiosas, vocacionados, diáconos, padres e bispos, homens e mulheres de boa vontade, os que creem em Cristo Jesus, vamos juntos nesta bela aventura missionária reacendendo e multiplicando luzes para que o mundo creia e se abra ao amor de Deus enquanto caminhamos para o Reino em plenitude.

Unidos pela fé, abertos à condução amorosa do Espírito que procede do Pai e do Filho, meu abraço fraterno de primeiro servidor.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte

 

Datas da VI Assembleia do Povo de Deus (VI APD)

15 de agosto
Início da Assembleia do Povo de Deus, na Catedral Cristo Rei (Av. Cristiano Machado, 11910, bairro Juliana)

30 de setembro
Entrega das indicações pastorais das paróquias para a sua respectiva Região Episcopal

Assembleias das Regiões Episcopais 
19 de outubro

Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa)
Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense)
Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc)
Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser)

26 de outubro
Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (Rensp)

30 de outubro
Entrega das indicações pastorais das Regiões Episcopais para o Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral

23 de novembro
Celebração final da VI APD, com a aprovação das atualizações do Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra

8 de dezembro
Lançamento do novo texto: Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra 

Fonte Arquidiocese de Belo Horizonte